quinta-feira, 26 de março de 2009

My dreams

Um dos meus sonhos é morar numa cidade do interior tipo Sacramento, em Minas. Quero morrer olhando para aquelas montanhas que circundam a cidade, se for durante o dia, ou para aquele céu maravilhosamente estrelado, se for à noite.
Mas isso ainda vai demorar. É coisa pra daqui a 10, 15 anos. Morar, não morrer.
Outro sonho é reformar a frente de casa. Quero colocar um pequeno muro até o poste, fazer um novo portão a partir dali, cobrir a garagem com telhas, em parte transparentes para não prejudicar a iluminação da sala. Quero um jardim nesse pedaço atrás do muro, talvez nem feche com telhado essa parte pra poder plantar uma árvore pequena, dessas que não crescem muito, mas dão flores cheirosas tipo dama-da-noite ou manacá ou jasmim...e flores, muitas flores no jardim com aquelas pedrinhas brancas e plantas penduradas na parede.
Pintar a casa por dentro e por fora.
Trocar a estante por um rack mais moderno.
Comprar um computador decente.
Trocar a geladeira e a máquina de lavar.
Trocas o liquidificador, a batedeira e comprar uma sanduicheira.
Comprar telefones sem-fio novos.
Colocar telas nas janelas dos quartos pra gatinha não cair lá de cima.
Comprar um dormitório novo pra mim e um pra Iara.
Comprar um colchão bem bacana pro Rafa.
Fazer uma cobertura super na lavanderia.
Trocar o piso da cozinha.
Trocar o azulejo e o piso do banheiro.
Colocar porta-camarão na sala (lavabo, cozinha e lavanderia).
Trocar o piso dos quartos (colocar um porcelanato bonito.
Trocar o piso da garagem (idem).

Comprar um carro.
Pagar o INSS nos próximos 10 anos pra poder me aposentar razoavelmente.
Pagar uma previdência privada pelos mesmos motivos.

Ser mais tolerante, menos impulsiva.


segunda-feira, 23 de março de 2009

Meu amigo Guilherme

O Guilherme é autor do livro ODE À LOUCURA. Ele foi meu professor de português nos anos 70, quando eu estava no ginásio. O Guilherme sempre foi meio doidinho, por isso escreveu uma poesia chamada Ode à Loucura que acabou virando livro. Porque ele é doidinho tb, somos amigos até hoje. Acho que vamos ganhar um registro no Guiness Book como o professor e aluna que mais tempo mantiveram contato mesmo depois do professor ter ido embora.
Trocamos cartas por muitos anos.
Depois, com a chegada do computador, lá pelos idos dos anos 80, as cartas rarearam. Não por causa do computador (que eu só fui ter um nos anos 90), mas porque estava casada pela segunda vez e o segundo marido, ao contrário do primeiro, tinha ciúmes do meu amigo professor. Depois perdemos contato porque fui morar em Boituva. Depois, achei um telefone e liguei lá de BTVa pra ele. Ele ainda estava em Brasília. Não foi um bate-papo muito feliz. Ele disse que eu eu estava com voz de perua. Até hoje não sei se isso foi um elogio ou não. Esse dia foi esquisito porque eu liguei e ele não estava. Deixei recado para ele retornar, mas eu pensei que isso fosse demorar muito. Aí, entrou uma moça na minha sala (eu estava trabalhando na prefeitura de Boituva, na época, era assessora de imprensa do prefeito) e ficou de papo. Nisso tocou o telefone e era o Guilherme. Como fazia anos que a gente não se falava eu imaginei que o papo iria longe e pedi, delicadamente à moça, licença para atender o telefone. Ela entendeu que eu estava mandando ela sair da sala e foi embora muito brava e nunca mais falou comigo.
Bom, tenho várias histórias sobre o Guilherme. Tenho várias cartas. Lembranças.... daria um livro nossa amizade. Quem sabe, um dia?

segunda-feira, 9 de março de 2009

Dia Internacional do Direito à Vida

Está lá no blog do Marcelo Rubens Paiva:

"Em 1991, o número de curetagens pós-abortamento realizadas na rede pública de saúde ultrapassou 340 mil; 20% em meninas entre 10 e 19 anos. Em 1997, foram 240 mil internações de adolescentes para realização de curetagem.

Pelo substitutivo de Feghali, parado na Comissão de Seguridade Social e Família, devem ser estipulados prazos para a interrupção voluntária da gravidez; 12 semanas para gestantes, 20 quando for fruto de violência sexual. O procedimento deve estar disponível na rede pública e nos serviços prestados por planos de saúde. Só deve haver uma punição para o aborto: quando cometido contra a vontade da gestante. Enquanto não é votado, meninas de 14 anos morrem."

Bom, se 20% dos casos de curetagens pós-abortamento estão ocorrendo com meninas na faixa de 10 a 19 anos, o problema não é a forma como essas meninas estão se livrando de suas gestações, mas por quê estão engravidando e muitas, tão cedo! (10 anos!).
Recentemente houve o caso da menina de 9 anos, estuprada pelo padrasto desde os 6, ficou grávida de gêmeos e teve os bebês abortados porque a gravidez colocaria sua vida em risco.

É óbvio que o problema não é e não foi o aborto, mas sim, a atitude nefasta do padrasto e eu diria, da mãe dessa criatura que não viu? não percebeu nada estranho em relação ao marido e à filha? nunca percebeu se essa menina tinha medo do cabra? Ou será que no fundo, no fundo foi conivente, omissa...sei lá, é tudo muito nojento.
Falta muita educação à nossa população. Se fosse educado, se a santa mãezinha desse infeliz que estuprava a enteada tivesse feito a parte dela, ele respeitaria a esposa e suas filhas (a irmã mais velha tb era abusada); se a mãe da mãe dessas meninas tb cumprido com o seu papel, essa mulher seria mais atenta, mais próxima à suas filhas, teria mais autoestima e nunca teria se juntado com o animal com o qual se juntou.
É um círculo vicioso. Que muitas pessoas acreditam que será rompido com um melhor atendimento ambulatorial e hospitalar para quando crianças precisarem fazer aborto com segurança.
O assunto é complexo, eu sei. Porque tem as mulheres adultas que desejam abortar só porque acham que não é hora de ser mãe, que não estão preparadas ou porque não querem saber do estorvo de um filho, mesmo. Bom, mas aí eu pergunto? Nunca ouviram falar em métodos contraceptivos? Nunca ouviram dizer que o método mais eficaz é não transar sem camisinha, pílula ou simplesmente dizer não na hora certa?
Falta educação, mas tb falta bom senso.


A questão, dizem os defensores da legalização, é legalizar até 12 semanas pros casos "normais" e até 19 semanas pros casos de estupro.

Uma pessoa fez um comentário, mais ou menos assim: e quem tiver mais de 12 semanas vai continuar fazendo aborto "ilegal", clandestino? E quem já passou das 19 semanas e foi estuprada tem de ficar com o bebê indesejado ou vai recorrer ao aborto ilegal tb?

Concordo com a pessoa. Não tem sentido estabelecer prazos nesses casos. E se eu deixar a criança nascer e jogá-la no rio depois de pari-la, qual a diferença? e se eu deixcar a criança crescer até os 7 anos e resolver matá-la porque é fruto de uma bobeada, de uym estupro, de uma relação infeliz, enfim, tudo bem tb?

Acho que matar não é a solução em nenhuma hipótese. Ou talvez em casos excepcionais como o da menininha de 9 anos de Pernambuco.

Defendo a vida acima de tudo e acho que faltam educação e bom senso. Não necessariamente nessa ordem.

Para quem quiser se informar melhor sobre o tema sugiro um passeio virtual pelo site www.aborto.com.br (http://www.aborto.com.br/fotos/index.htm).

segunda-feira, 2 de março de 2009

Reeves X Robins




















Mantenho colada na lateral da CPU do meu computador, que fica em cima da minha mesa de trabalho, uma foto impressa do ator Keanu Reeves. Ele foi parar ali por causa de uma brincadeira com a minha colega de revisão que disse ser fã dele. O assunto saiu por conta da estreia do filme O Dia Em que a Terra Parou, estrelado por ele. Consegui a print da foto com o pessoal da arte da revista. Era pra dar uma de presente pra ela. Como me deram duas printes, colei na CPU.
Nem gosto tanto assim do Reeves.

Quem gosta mesmo é minha amiga. Minha baia tem muita visibilidade, portanto, muita gente já viu a foto em questão e já ouvi tudo quanto foi comentário, mas o de hoje, feito por um garoto que auxilia na administração da redação, me deixou pensativa.
Ele perguntou se a foto era do meu filho. Hummmm, me chamou de velha por tabela, é óbvio. E completou: melhor isso do que nada. Isso, a foto? Bom, tentei explicar pra ele o motivo da foto ali, disse que sou mais um Tim Robins
(acho que ele não sabe muito bem quem é), enfim, fiquei pensando....uma mulher da minha idade deveria ter uma foto de alguém mais velho pra distrair seus olhos durante as pausas das leituras? Matusalém, por exemplo? Moisés, quem sabe? Padre Cícero? O Papa? Ah, já sei, Tarcísio Meira.
Tinha acabado de ver uma nota sobre a Susana Vieira e seu mais novo affair: um rapaz 42 anos mais novo que ela. Madonna namora um, mais de 30 anos mais novo...
E eu não posso ter o Keanu na CPU que já me perguntam se a foto é do meu filho? Quem manda não ser famosa, filha?

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...