segunda-feira, 27 de julho de 2009

Globo vai de táxi

Acho um perigo, se de fato, isso acontecer. Na minha terra chama-se monopólio. Vejam a notícia:

Globo estuda instalar TVs em ônibus e táxis de São Paulo
A Globo está trabalhando em um projeto de instalação de televisores em ônibus e táxis de São Paulo. Se der certo, a ideia poderá ser exportada para grandes cidades do país.
Batizado internamente de "plataforma digital para ônibus e táxis", o projeto visa basicamente levar a programação da emissora ao passageiro que perde muito tempo em transporte coletivo. Em São Paulo, já existe em algumas linhas um serviço semelhante, que oferece uma programação alternativa às das TVs abertas. Ou seja, as redes estão perdendo audiência para esse serviço.
O projeto da Globo ainda não tem um formato definido. "Vamos passar o segundo semestre estudando todas as possibilidades", diz Octavio Florisbal, diretor-geral da emissora. Segundo ele, o mais difícil é encontrar um modelo de negócio viável.
A Globo estuda, por exemplo, se faz parcerias com anunciantes, fabricantes de televisores, empresas de ônibus e cooperativas de táxi. A emissora não descarta arcar com os custos de implantação do sistema, mas fará o possível para encontrar um modelo alternativo.
A programação a ser distribuída dependerá desse modelo. Se a implantação for bancada por taxistas e empresas de ônibus, por exemplo, em tese os televisores receberão a programação digital de todas as redes abertas. Mas, se for custeada pela Globo, deverão ter a programação em tempo real apenas da emissora ou uma programação alternativa produzida pela própria rede.
A Globo estuda também quais as linhas de ônibus e pontos de táxi poderão iniciar o serviço. A tendência são as linhas que servem bairros nobres e taxistas de shoppings e aeroportos.(Folha de S.Paulo - Daniel Castro - Ilustrada - Domingo - 26/7/2009)

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Hoje é sexta-feira

Sexta-feira meio preguiçosa, só saiu de casa quem de fato tinha o que fazer na rua ou é masoquista.
Esse frio e essa chuvinha fina são um convite ao sofá ou à cama - sozinho ou se acompanhado, melhor - com um cobertor ou edredon bem quentinho.

Navego pelo Twitter. Sou seguidora de 58 twitteiros. Entre eles estão celebritys como Luciano Huck, John Travolta, Hugh Jackman, Barack Obama, e Heródoto Barbeiro, Fabiola Cidral, Ivan de Freitas, meu astrólogo preferido, revistas e jornais. Amigos, conhecidos e alguns desconhecidos que apareceram me seguindo e aí, alguns eu também estou seguindo a partir daí. Esse é um aspecto interessante do Twitter: as pessoas que, do nada, aparecem te seguindo. Como será que elas me encontraram? Tenho 41 seguidores. Segundo Ivan de Freitas 93,6% dos twitteiros têm menos de 100 seguidores.Outros dados sobre o miniblog que virou moda:
  • 3% do universo Twitter é representado por mulheres e 47% por homens
  • O Brasil é o quinto país no ranking de usuários
Quer saber mais?
Clique em http://melinka.net/curiosidades-sobre-o-twitter/

Leio na Veja online que gravações de um celular utilizado durante um encontro de Berlusconi (o presidente italiano) e uma moça (chamada de prostituta pela reportagem) mostram uma conversa em que ele sugere à moça se tocar mais vezes ao invés de ficar sem fazer sexo muito tempo. O comentário surgiu porque ela teria dito que há meses não fazia sexo tão bom como havia feito com ele.
Podemos depreender daí várias coisas, claro, sem poder provar nenhuma delas, mas, por exemplo, a moça falou a verdade? Em qualquer uma das situações, pode ter mentido: a) quando disse que fazia tempo que não fazia sexo (se é profissional do sexo difícil acreditar que a crise tenha atingido o setor, porque se tem uma coisa que as pessoas que podem pagar por isso não fazem é deixar de pagar por isso); e...foi tão bom mesmo? A gente sabe que as profissionais (e as amadoras também!) mentem muito, como diz a música do velho Chico, "Folhetim":

"E eu te farei as vontades
Direi meias verdades

Sempre à meia luz

E te farei, vaidoso, supor

Que és o maior e que me possuis"

de qualquer modo, quem quiser saber mais pode ler a notícia na íntegra pelo link: http://veja.abril.com.br/noticia/variedades/nova-fita-berlusconiconselhos-sexuais-prostituta-486725.sh

O vice Zé Alencar, tadinho, voltou ao Hospital. E Sarney continua irredutível, em férias, mas agora, também no Hospital, acompanhando a dona Marly que se acidentou em casa. Segunda-feira muita gente começa a enfrentar o stress de ir trabalhar sem o fretado que foi proibido pela prefeitura de São Paulo sem que os prefeitos da região do ABC mexessem um só dedinho para impedir ou pelo menos tentar amenizar o problema....vamos ver como o trânsito vai se comportar já que muitos usuários de fretado afirmam que irão trabalhar de carro porque não dá pra pegar trem ou ônibus e ir pra Sampa no horário de pico. Sabe quantas pessoas a mais serão jogadas no metrô, segundo os cálculos da Secretaria de Transportes de São Paulo? 25 mil. Sabe quantos carros a mais, num chute por baixo? Quatro mil. Sabe quantas pessoas terão de ir a pé, da marginal Pinheiros até a Berrini, imediações ou Faria Lima? 4.800. Se estiver um dia como hoje vai ser bem legal.

Muito provavelmente não vou sair de casa se o tempo continuar assim, nem por decreto.

Bom fds procês!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Homem de Ferro 2 - O retorno

Encerradas as filmagens do segundo Homem de Ferro.
Vc já viu o primeiro? Não? Tá esperando o quê? Vá agora alugá-lo. Se puder, compre, vale a pena, o filme é ótimo! Eu adorava o Homem de Ferro quando criança, lembram? Gostava do
Thor, do Capitão América....o que menos curtia era o Hulk, achava ele meio bobão. E gostava do Batman, claro! Super-Homem, Rim-Tim-Tim, essas coisas. Eu era criança, gente, beeeem criança rsrs.
Bom,
O Retorno do Homem de Ferro repete Robert Downey Jr. no papel-título (no primeiro ele arrasou), repete a Gwyneth Paltron (sabe como ela é, né? mais ou menos a mesma em todos os filmes com aquela carinha bonitinha de sonsa), mas traz como novidade Scarlett Johansson (Vicky Cristina Barcelona - muito boa atriz, veja-a também em A Outra, como uma das irmãs Bolena, as mulheres que viraram a vida de Henrique VIII do avesso e livraram, indiretamente, a Inglaterra do jugo da Igreja Católica) no papel da Viúva Negra, uma espião russa (vocês sabem, o Homem de Ferro vivia no tempo da Guerra Fria e tal) outra novidade: Mickey Rourke (O Lutador) interpretando o Chicote Negro (não lembro desse cara).
A estreia está prevista para maio de 2010. Vamos aguardar ansiosos!

domingo, 19 de julho de 2009

Como os homens pensam

O grupo Skank conseguiu resumir em poucas palavras como pensam os homens, pelo menos a maioria, principalmente nas primeiras linhas desta sua mais recente música que já toca nas rádios por aí.
Os homens são assim meninas. Simples assim. Enós precisamos aprender a sermos sutis, como sugere a música,que,aliás,se chama Sutilmente. Segue a letra:

"E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe...
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente

Se quando eu...
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate não
Dentro de ti dentro de ti...
Mesmo que o mundoAcabe enfim
Dentro de tudo
Que cabe em ti"

sexta-feira, 17 de julho de 2009

A Jules Rimet da Nasa

Quem pensa que só os brasileiros tiveram seu momento portuga quando deixaram exposta a verdadeira taça Jules Rimet (em vez de expor uma réplica) que, por conta da disso, acabou sendo roubada, está enganado.
Os americanos também têm seu lado tamanco que causou um prejuízo à memória da humanidade muito pior do que a perda de uma porção de ouro simbolizando a vitória de um campeonato de futebol.
Explico: ao comemorar os 40 anos da viagem da Apollo-11 à Lua, primeira nave tripulada que pousou no satélite, os técnicos da Nasa descobriram que as gravações originais do feito haviam sido apagadas (pasmem!) e as fitas reutilizadas nos anos 70 e 80 para ECONOMIZAR DINHEIRO! Rebobinaram as fitas e apagaram as gravações originais, é mole?
Santa burrice. Agora o laboratório vai restaurar fitas de vídeos de transmissões gravadas por emissoras de televisão, na época. Mas não são as originais.
Agora, cá entre nós: esse papo bravo será verdadeiro? Ou será que as fitas originais continham imagens que a dona Nasa não quer divulgar?

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Assisti e recomendo

Queime depois de ler
Dos irmãos Cohen. Fala sobre um agente da CIA demitido (John Malkovitch) que, inconformado, decide se vingar publicando suas memórias e, com elas, os segredos de Estado. Como em todos os filmes dos Cohen, o final é imprevisível. Aliás, o tempo todo, tudo é absolutamente imprevisível nos filmes dos brothers. Engraçadíssimo, apesar de trágico, outra característica da dupla. Os atores são e estão ótimos (até o Brad Pitt). Vale a pena a caminhada até a locadora mais próxima.


Milk, conta a história, verídica, de Harvey Milk, o primeiro gay assumido a obter um cargo público nos Estados Unidos. Depois dele o movimento gay não foi mais o mesmo. Como ele morre (não, não estou contando o fim do filme já que a história é sabida) acabou representando para o pessoal do GLBT o que Luther King representou para os negros, guardadas as devidas proporções, diferenças e importâncias etc. Sean Penn parece que incorporou o falecido Harvey.

O Leitor é salvo pela atuação de Kate Winslet e do seu par quase mirim, do início até a metade do filme. O personagem na idade adulta é muito morno, na minha opinião. Mas o filme não chama a atenção pelas cenas de sexo entre a mulher madura e o adolescente como tanto foi dito por aí. O que me tocou mais foi a questão do orgulho da personagem que superou o medo da prisão perpétua. O livro, é claro, é muito melhor, mas Winslet mereceu o Oscar.


Vicky Cristina Barcelona fez com que eu repensasse meus conceitos about Woody Allen (ele é o diretor). Confesso que eu não gostava muito dos filmes dele na década de 80/90 - quando era endeusado pela grande maioria dos coleguinhas intelectuais, eu de fato achava o cara um chato - e depois, quando Allen resolveu se casar com a enteada....aí eu achei que foi a conta. Coloquei-o na geladeira. Mas aí, algumas pessoas que merecem meu crédito elogiaram tanto o tal do Vicky....que eu resolvi arriscar. E não é que o filme é legal? E não é que eu acabei me identificando com a tal da Cristina? Assim como ela, muitas vezes eu sei o que não quero muito mais do que consigo identificar o que quero. O filme envereda pelas relações afetivas - principal objeto de estudo do WA, mote de todos os seus filmes - e termina surpreendentemente com todo mundo mais ou menos fazendo o que se espera delas (mais ou menos como a gente em nossas vidas acabamos fazendo aquilo que esperam que a gente faça). Ah! Os atores são muito bons: Penélope Cruz está ótima como a ex paranoica e Javier Barden é gostosíssimo!

No domingo, zappeando com o controle remoto descobri outro Woody Allen, desta vez, um filme do qual nunca ouvira falar, mais ou menos recente (2003) - Igual a tudo na vida.
Passou no Telecine Light, se não me engana a memória. Muito bom tb. Engraçado e, a gente acaba identificando algumas situações vividas por nós ou por pessoas que conhecemos, pois o filme trata da dificuldade em nos desvencilharmos de pessoas/situações/relacionamentos que não acrescentam nada em nossas vidas e, apesar disso, continuamos atados a elas, tipo namorados/maridos/casamentos/empregos. Se encontrar na locadora, leve pra casa sem susto. Neste, WA atua, além de dirigir. E, por incrível que pareça, o seu personagem é do Bem e não é arrogante. E salva o personagem principal, sem que ele perceba.

Me diga para o que olhas....


A foto do presidente Obama olhando para o bumbum da mocinha Mayara Tavares e o olhar sacana do presidente Sarcozy, pegando o colega no flagra, retratam bem com qual cabeça a maioria dos homens neste planeta pensa. E o pior, é constatar que nem os homens que dominam o mundo político e econômico conseguem controlar seus instintos mais primários.

*******************
Enquanto isso Dilma está na dúvida entre Michel Temer e Ciro Gomes para seu vice.
Bom, seria ótima se ela escolhesse Ciro Gomes. Ele costuma soltar uma besteira bem grande logo no início das campanhas...assim, já queima o filme da dona Dilma e pronto. O Temer, seria bom passar um pente fino na Câmara para ver se, de repente, descobrimos atos tão secretos desconhecidos dele, claro, como no caso de Sarney, no Senado.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Nem sempre


Olha só: fim de semana passado acabei não fazendo nada do que pretendia e que escrevi aqui. Não aluguei os filmes, mas consegui ler os jornais. Não desliguei os telefones. Mas fiquei quietinha em casa. O tempo estava feio, não coloquei o nariz pra fora de casa. Amanhã, sexta-feira, vou folgar (a maior parte da redação acho que vai). O fechamento da GENTE foi adiantado para hoje. Então, amanhã, vou fazer uma caminhada até o Celso Daniel, na volta passo na Blockbuster e alugo os filmes da semana passada. ******************************** Deputados aprovam lei sobre mototaxi. A gente já corre risco quando anda de táxi normal, imagine em cima de uma moto? Bom, se depender de mim os mototaxistas vão morrer de fome. ******************************** Aquele deputado do castelo foi absolvido pela segunda vez pela comissão de ética (ética?) da Câmara. É de doer. ******************************** Outro escândalo envolvendo Sarney e, agora, a Petrobras. E o cabra ainda tem a cara de pau de dizer que a grana (desviada) foi devidamente aplicada. É de matar a gente de vergonha. ******************************* Vergonha mesmo dá ver o nosso presidente relutar em aceitar o acordo sobre o meio-ambiente que prevê o término do desmatamento da floresta amazônica até 2050. Bom, isso se ainda houver floresta em 2050, né? ******************************* Chega de notícia ruim. Fui assistir A ERA DO GELO 3 no sábado passado com duas de minhas alunas do Básico 1. Foi ótimo! Tanto o filme quanto a companhia das moças. Vamos repetir a dose. Aliás, o sábado já tinha sido bem legal com a nossa confraternização de final de semestre. Minha turminha é 10!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

E o que me resta são só os gemidos

Tem uma reportagem que eu ainda quero fazer.
Quando fico olhando aquela paisagem triste que se descortina através dos vidros riscados das janelas dos trens da CPTM, triste e feia principalmente por causa dos fundos dos prédios - a maioria abandonados - velhos e pichados, penso em entrevistar os pichadores e perguntar: qual a graça em escrever coisas ilegíveis (pra nós, pobres mortais), nas paredes alheias? (sei que eles têm uma linguagem própria etc, que os identifica pelas diferentes letras e tal).
Qual a sensação? Qual o prazer? Por quê? O que leva uma criatura a pular muros, subir, se arriscar, sujar, degradar, estragar, enfeiar o alheio?
Onde moram? O que fazem quando não estão pichando? Como planejam uma pichação? É mais gostoso fazer sozinho, em dupla, em turma? Se a casa dele for pichada ele acha legal, bacana? Ele incentiva seus vizinhos a picharem sua casa? Aliás, os vizinhos sabem que ele é um pichador? Como é a vida, o pensamento, o sentimento, o que espera do futuro. Vai ensinar aos seus filhos as técnicas da pichação?
Só não sei se vou conseguir me controlar até o fim da entrevista e não sentir uma vontade louca de dar-lhe umas palmadas (dependendo da idade e do tamanho, claro), coisa que sua mamãe com certeza não fez na idade certa.
Se as mamães ensinassem seus rebentos a respeitar não só as suas coisas como também (e talvez, principalmente) as de terceiros, talvez não existissem tantos muros pichados nessa cidade.
Visão simplista do problema? Pode ser. Mas ainda acredito que a educação vem do berço.

Isso vale pra político corrupto. Sempre que vejo um, penso: onde está a sra. sua mãe, agora? Essa é outra pauta bacana: entrevistar a mãe do Edemar, a mãe do Sarney, a mãe do Delúbio....

De pichador a político corrupto. Delírio? De jeito nenhum: ambos enfeiam e degradam o meio ambiente com a sua presença de um jeito ou de outro.

Leituras


Livros que estou lendo (não me perguntem como isso é possível, mas eu engatilho uns três livros por vez, daí, claro, termino aquele que é mais interessante primeiro, mas vou lendo todos um pouco por dia - esta uma das vantagens de andar de trem ou ônibus):
"O Caminho aberto" - do jornalista Pico Iyer - ele acompanhou o Dalai Lama durante parte de sua peregrinação e, apesar de cético, acabou descobrindo coisas fantásticas sobre ele mesmo e sobre o Lama, é claro. Uma leitura interessante.
"Um leão chamado Christian" - de Anthony Bourke e John Rendall - conta a história de um leão, Christian, adotado pelos autores quando era um bebê (estava à venda na Harrods, em Londres) e depois de devidamente domesticado, é readaptado à selva. Um anoa depois os ex-proprietários vão visitá-lo e ele os reconhece. Incrível é que o leão vivia num apartamento em Londres, enfim, não vou contar tudo mas tem vídeo no youtube sobre o bichinho.
"A vida mística de Jesus" - de Sylvia Brownw - paranormal americana que, na verdade, desmistifica vários episódios da vida de Jesus, alguns que os espíritas já sabiam e outros a conferir. É uma leitura interessante e algumas coisas vão acabar esbarrando na fé, na crença etc, afinal , até hoje os católicos acreditam na virgindade de Maria e, cá entre nós, muitos espíritas tb.
*******************
Fim de semana vai ser assim: sábado dedicado às minhas atividades no Bezerra.
Domingo, quero ler meus jornais com calma e assistir a pelo menos dois filmes que quero alugar: O Leitor e Vicky Cristina Barcelona. Acompanhada de pipoca e guaraná! Adoro! Vou tirar o telefone da tomada e desligar o celular.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Nobody


Meu sábio pai adorava cantarolar essa canção, quando eu ainda era embalada pela ilusão.



"Ninguém é de ninguém

Na vida tudo passa


Ninguém é de ninguém

Até quem nos abraça


Não há recordação
que não tenha seu fim
Ninguém é de ninguém
o mundo é mesmo assim

Já tive a sensação que amava com fervor
Já tive a ilusão
que tinha um grande amor

Talvez alguém pensou
no amor que eu sonhei
E que perdi também

E assim vi que na vida

Ninguém é de ninguém"


(Miltinho)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

About Danuza

Ela tem sacadas com as quais me identifico.
Já disse aqui que li o seu livro de memórias, "Quase tudo", que me tirou do sério por alguns dias. Aí, anotei alguns trechos e vou dividi-los aqui com vcs:

"(...) sempre trabalhei no que apareceu, sem jamais achar que eu era muito importante para o que ofereciam, ou que o salário que ia ganhar não era tão bom assim. Se estava sem fazer nada, topava qualquer trabalho, e acho que essa maneira de ver as coisas me ajudou muito na vida. Se tivesse nascido rica, seria muito infeliz; (...)
A vida pode ser boa em qualquer idade, e ter conseguido superar as tristezas que ela me trouxe faz bem à minha alma. Não que elas tenham sido esquecidas, mas a maturidade me fez ver que elas fazem parte da vida e que a vida merece ser vivida como se morde uma manga madura, como dizia meu pai. Hoje me dou quase todos os direitos até porque o tempo agora é mais curto, e não se deve desperdiçá-lo com nada que não valha a pena. Meus amigos são em menor número mas mais bem escolhidos; tenho muito prazer em ficar sozinha e não preciso mais fazer concessões. Mas, como nada é perfeito, confesso que existem momentos - raros, felizmente - em que preferia estar mal acompanhada do que só.
(...) não há nada melhor do que acordar no meio da noite e ter o homem que você ama dormindo a seu lado; mas é preciso escolher a liberdade ou um homem, e a minha escolha foi feita há muito tempo.
(...) quando um homem deseja muito uma mulher, esse desejo pode despertar o desejo dela. E mais: quando isso acontece, não nenhuma razão para que os dois resistam à pulsão da vida. Pensei também que poucos homens compreendem as mulheres; não sabem que muitas preferem ser desejadas a ser amadas.
Os homens continuam me olhando; talvez menos, mas continuam, o que adoro. E a natureza é sábia: se me trouxessem numa bandeja de prata garotões tipo Tom Cruise ou Leonardo DiCaprio, eu não ia nem olhar. (...) Em compensação, iria até o fim do mundo para jantar com Jeremy Iron ou Sean Connery. E não me passa pela cabeça, em nenhum momento, que eu tenha mais de 35 anos."

Acho que atrás do Sean Connery, não iria. Mas do Richard Gere, do Hugh Jackman, Hugh Grants, do Kevin Costner, Jude Law..."iria a pé do Rio a Salvador", como disse Frejat!

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...