sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Quem precisa?

Você precisa?
Precisa saber tudo? ter visto tudo? conhecer tudo?
Tem gente assim, né? Vc fala sobre uma rua, ela sabe onde fica.
Vc comenta sobre um filme, ela já viu.
Vc diz que está com sono...ela te olha com pouco caso. Imagina! ela está sempre a mil por hora, ligada no 220! Sono não é com ela!
Ela já teve os melhores empregos - hoje trabalha num lugar que ELA diz que não gosta, vive reclamando, mas não sai fora, sabe como é? - mas já trabalhou em grandes empresas, e, consequentemente, quando vc comenta sobre alguém que vc conheceu em mil novecentos e nada...pimba! ela tb conheceu, claro! Ela se lembra do cara! Ela até tomava cafezinho com ele.
A pessoa não é bonita - é até feinha, sabe? - não se veste bem - tem um mau gosto de doer, é cafona, breguinha - mas se acha! E o cabelo, gente? Sabe poodle? Então, é naquele estilinho. E a voz? De meninha, claro. Fala e ri ao mesmo tempo, parece que está sempre pedindo um afago na cabecinha. Fica ali, esperando vc jogar um petisco.
Mas é falsa! Se faz de vítima: está sempre cansada - apesar de viver no 220, lembra? - porque trabalhou muito, mais e melhor do que todo mundo! Porque só o que ela faz dispende energia. O que vc faz, não. O trabalho dela é importante. Os direitos todos são dela. Vc não precisa disso. Ela é master, vc é júnior. Ela trabalha mais que vc, sempre! O seu trabalho é fácil, o dela é difícil, especializado...o seu é comum. Sabe aquele tipo de pessoa que não erra? só se engana? E assim mesmo porque estava cansada, porque trabalha muito, porque o trabalho dela é o mais difícil. Vc se casou, teve filhos, tem pets, uma casa pra cuidar....a pessoa não tem um gato pra puxar pelo rabo, como se diz, mas se acha indispensável.
Não faz um trabalho voluntário, não visita um doente num hospital, não visita um orfanato, asilo, nada! Sua grande preocupação quando chega as sextas-feiras é escolher o filminho cabeça que passa naquele circuito Paulista, Frei Caneca, Augusta, pre ter assunto na segunda-feira. Mas o mais incrível é que ela consegue ir ao cinema, ao teatro e estar sempre por dentro de tudo o que rolou no Domingão do Faustão e no Fantástico. Mas se vc fizer um comentário sobre a Fazenda, ela também viu.
Junta grana pra viajar pra Europa no inverno (mas não tira foto porque tb não tem máquina digital),  mas não tem máquina de lavar - pra dizer na segunda-feira que ficou esfregando a calça jeans na mão, no tanque, porque diz não ter grana pra comprar máquina de lavar. Ah! Tb não deve ter dez reais pra comprar um tonalizante capilar porque a raiz - branca - está sempre aparecendo. Ah, sim, porque ela junta grana pra ir pra Europa. Mas comprou uma tela enorme pra colocar na sala que custa quase meia passagem pra Paris. Mas não tem grana pra máquina de lavar...porque se comprar a lavadora, como é que ela vai dizer que lava suas roupas no tanques em pleno século 21?
Vc tem plantinhas em casa? Ela tb. Mas as dela, claro, são mais bonitas e mais bem cuidadas que as suas, lógico!
Vc tem TV a cabo? Ela tb, mas o pacote dela é melhor que o seu. Aliás, a pessoa tb não comprou um DVD player porque....vc já sabe, né? Europa e tal... Ah! tem um fogão que não tem forno! Já viu isso? Se vc der uma receita de bolo pra ela ela vai dizer que vai levar pra fazer na casa ada mãe porque ela não tem forno (?).
Não, deve ter gente que gosta dela. Assim, que não se incomoda...sei lá. Tudo bem, sorte dela. É engraçado porque ela nunca comenta sobre um amigo ou amiga, uma turma, nada! Tem uma ou duas pessoas que a gente sabe que sai com ela porque ela faz questão de anunciar. Fora isso, é um deserto! Devia ter dó?

Nossa, hoje os minutos não passam!

domingo, 5 de setembro de 2010

Para os amigos

Ah, meus amigos...meus amigos são lindos. O Luis Pellegrini, por exemplo. É um jornalista superexperiente, viajado, vivido, enfim, um sujeito que manja pra caramba do que faz. Então, quando ele me diz, e diz publicamente, que eu escrevo tão bem, além de lisonjeada, fica me pesando na consciência não estar usando esse talento mais amiúde.
É verdade Lulu, faz tempo pessoas importantes como vc me dizem isso. Sabe quem mais me falou assim? minha professora orientadora do meu mestrado inconcluído da USP, a Nancy Ramadan. Ela sempre dizia e diz até hoje que eu escrevo bem e tal. Quando eu era adolescente, tive um professor de português que é meu amigo até hoje, Lulu, e ele até hoje não se conforma de eu não estar escrevendo para uma grande revista ou de estar numa grande emissora de TV. Ele diz que eu devia estar no lugar da Fátima Bernardes porque sou mais inteligente e mais simpática. Veja só, os amigos, como eles são generosos e agradáveis ao nosso ego.
Não sei dizer o que aconteceu Lulu. Tempos atrás, muito atrás, por alguma razão, que agora a análise está me ajudando a desvendar, eu acreditei nas pessoas que disseram justamente o contrário. E fui me boicotando de lá pra cá. Sabe o medo? Medo do sucesso, medo de ser feliz (não, eu sou feliz, mas poderia ter sido antes, e muito mais), medo, medo, medo. Ele sempre me acompanhou e, claro, me atrapalhou.
Você sabe Lulu, muitas das nossas atitudes são produzidas pelo nosso inconsciente. Então, os meus autobloqueios de sucesso foram inconscientes. Mas, mesmo hoje em dia, lá no fundo, ainda preciso brigar com ele, agora que eu já o encaro, digo pra ele sai pra lá e tudo, mas aí pinta outro bloqueio: o da criatividade. Fico desejando bolar uma pauta super, ultra, mega original, perfeita! Isso tb é resultado de outra necessidade de agradar, de ser perfeita, que vem lá de criancinha. Eu era a bonequinha da mamãe, dos priminhos, do vovô, da titia, então, não podia errar, fazer feio, essas coisas. Isso fica gravado Lulu. Estou trabalhando todas essas coisas. Mas agora já sou velha pro mercado, sabe Lulu. Então, as pessoas que talvez pudessem me dar uma chance - nossa uma chance aos 50? - olham pra mim com muito carinho, mas fica nisso.
Então, eu sorrio e escrevo para os amigos, como vc e tantos outros que leem meu blog, meus momentos de revelação.
Você já me deu uma dica: pra eu ter foco. Ah, isso é difícil, pra mim é uma tarefa hercúlea. Não que eu seja dispersa no sentido de avoada, mas eu quero fazer tudo ao mesmo tempo, penso em escrever sobre várias coisas, tudo me parece interessante e ao mesmo tempo, não. Sabe como é?
Mas, tenho pedido ao meu Eu superior, à minha grande alma que me guie, me mostre o caminho...e vou falando com um, com outro, pensando aqui, ali. Tenho fé. E sou grata pelas pessoas como você, a Nancy e o Guilherme e tantos outros.

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...