quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Quando não existe amor

Mais historinhas da minha amiga Valkiria, com K, ela me disse, faz questão. Então, tá. Val tem um jeito de menina. Às vezes, de moleca. Parece que não cresceu. Por alguma razão que ainda não se sabe, necessita de carinho, amor e aprovação. Mas não teve todo o amor, carinho e atenção que merecia, ou que necessitava. A vida toda. Então, pensando que seria amada, minha amiga Val fazia tudo para agradar aos outros. Mas não fazia nenhum agrado a si mesma. Casou pra agradar aos pais, descasou pra salvar a filha (as duas vezes), comprou um carro que não queria, uma casa num lugar quer não queria, usou um vestido de 15 anos que odiou num modelo que odiou numa cor que odiava, para agradar a mãe, a tia...aliás, abriu mão do seu quarto de adolescente - onde dispunha de privacidade para seus devaneios de menina-moça, onde ficava até madrugada escrevendo em sua escrivaninha querida, com a TV portátil que ganhara no padrinho querido no Natal, ouvindo suas músicas prediletas na vitrola também portátil ou no com seu radinho de pilha fashion - para dividir um outro quarto, longe de seu banheiro privativo, pra fazer companhia pra tia chata que não a deixava dormir pq ouvia um maldito radinho de pilha numa emissora chata que tinha um apito maldito a cada hora.
Valkiria odiou ter de se separar do "seu mundo e nada mais" como dizia a letra do sucesso de Guilherme Arantes dos anos 70, mas Val nunca disse não. Odiava, mas acaba fazendo sempre o que os outros queriam.
Poucas vezes, ela me disse, fez o que tinha vontade. Quando Valkiria se rebelava era tida como boca dura, malcriada, malagradecida. Então, como sua necessidade de ser amada e como seu autodesamor eram muito grandes, Val era servida em sacrifício para os lobos. Val era a oferenda. Alguém tinha de se sacrificar, Val, você é muito egoísta, você só pensa em você Val, você só pensa no seu conforto, menina mimada!
E assim, Valkiria foi guardando segredos. Quem vai acreditar em mim? pensava a menininha escondida atrás da porta. A madre da escola do ensino infantil que não acreditou que ela tinha feito o desenho e a colocou de castigo no canto da classe porque ela era a "filha da diretora" e, portanto, precisava servir de exemplo para os outros alunos. A madre não acreditou, a mãe não confirmou. E por inúmeras ocasiões, Val teve sua palavra questionada, Val teve sua verdade questionada. Por quantas e quantas vezes Val foi tida e havida como mentirosa dizendo a verdade? Então, já que era assim, Val também passou a mentir, fantasiar, inventar...que diferença faz? Ninguém acredita mesmo!
Se tivesse sido bem orientada, poderia ter se tornado uma ótima escritora. Quem sabe, uma segunda Clarice Lispector, uma Zelia Gattai? Uma autora de novelas famosas? Uma Janete Clair? Quem sabe? Imaginação não lhe faltava. O que faltava a Valkiria era amor. Amor por si mesma.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sobre Lula, Dilma, eleições e etc

Conforme prometi no post anterior, vou afinal, dizer o que penso sobre esse tema tão polêmico.


Já fui petista. Não fui de carteirinha porque nunca desejei me filiar formalmente em nenhum partido. Mas admirava o Lula, no final dos anos 70, quando ainda estava na faculdade. Estudei na Metodista, em SBC. Nunca fui ao "Euclidão", como chamavam o estádio da vila Euclides, onde os metalúrgicos se reuniam sob as palavras de ordem do líder barbudo como a maioria dos homens da época. Mas curtia as reportagens que saíam sobre o assunto no Jornal da Tarde. Já naquela época, topei com pesoas que diziam: "Esse cara é mentiroso, é malandro..." Imagina? pensava.
No início dos anos 80, trabalhava na Folha e era muito comum festas para arrecadar fundos para o PT, partido recém-fundado e ainda sem Caixa 2, eu acho. Pelo menos naquela época nem se cogitava que o PT pudesse ter um. Imagina? Isso era coisa de corrupto e corrupto era uma coisa que o PT não era.
Sempre votei nos partidos de oposição, depois que a ditadura acabou, é claro. Então, o primeiro partido oposicionista foi o MDB - Movimento Democrático Brasileiro. Por isso, votei no Quércia, no Montoro...eram todos de oposição. Depois, quando surgiu o PT, comecei a votar no Lula e em outros personagens do partido como o Mercadante, o Suplicy....
No início da década de 90, já casada, com Raquel e Iara meninas ainda, eu era daquelas que vestia a camisa, usava botom, boné, carregava bandeira...Lembro que lá em Boituva, meus vizinhos eram todos pró-Collor. Amigos meus, inclusive do centro espírita que eu frequentava, idem. Muita gente morria de medo de ser verdade o que Collor pregava: que o Lula ia acabar com isso, com aquilo, que os empresários iriam embora do País caso ele vencesse... vejam só que ironia....Hoje em dia, os banqueiros, os empresários, amam o Lula, nunca ganharam tanto quanto nos últimos 8 anos. Mas isso é assunto pra outro post.
Então, quando o Collor ganhou as eleições em 89 - outra ironia: ele fora o primeiro presidente eleito pelo voto popular após o fim da ditadura - dias depois, lá estavam meus amigos chorando por causa do confisco que o alagoano fizera junto com sua equipe econômica, nas cadernetas de poupança de todos os brasileiros. Collor fez exatamente o que ele dizia que o Lula faria.
Foram anos muito difíceis, sem grana, sem crédito, a economia estava dolarizada. A Inflação girava em torno de 80% ao mês. Dá pra imaginar uma coisa dessas?
Continuei votando em Lula nas eleições seguintes. Não votei em FHC. Votava no Lula. Acreditava que de fato ele poderia mudar o País.
Em 2000, um ano antes de Lula confirmar sua candidatura novamente à Presidência, eu o entrevistei num acanhado comitê eleitoral do PT em SBC, no bairro Assunção. Ganhei dele um CD com todos os jingles de todas as campanhas do PT, assinado com uma dedicatória por ele. Mas...nesse dia, cara a cara com a figura, tive minha primeira desconfiança. O sujeito cheirava a cachaça. Sabe aquela cachaça que vc tomou, depois dormiu, acordou e o odor continuou no teu corpo? Era assim. Fiquei meio cismada, mas, sei lá. E aí, nessa época, muito mais pessoas me alertavam sobre o ex-líder sindicalista não ser de confiança etc etc etc. Não dava ouvidos para nada disso.
Em 2002, janeiro, lá estava eu assistindo pela TV à posse do barbudo. Abominei Regina Duarte com aquele discurso terrorista de que tinha medo...
Aí, veio o caso da reforma da previdência e a expulsão dos petistas Heloisa Helena, Babá, João Fontes e Luciana Genro. Fiquei inconformada com a atitude radical do PT e mais ainda do Lula por não fazer nada para impedir. Sem falar que os primeiros 4 anos de governo Lula, para mim, foram os piores. Havia um tremendo desemprego, não se podia consumir pra não ter inflação, enfim, a coisa era feia. Isso ninguém fala, né? E foram tantas e tantas as palhaçadas...Teve o lance do Fome Zero, aquela confusão toda...comecei a perceber que o Lula era bom de discurso, de frases de efeito, mas na prática, a realidade era outra. Abria o jornal e só via que nunca os bancos tinham ganho tanto. Essa era a notícia que se repetia mês a mês.
Não votei nele daí em diante. Por isso, fiquei aliviada quando em 2005 houve o escândalo do Mensalão. E depois, outros e outros escândalos e a corrupção tomando conta do governo.
E hoje, vejo tanta gente falando mal do Serra...mas, efetivamente, o que existe contra ele? Quais são as denúncias contra ele? E contra o Covas? E contra o Alckmin?
Não morro de amores pelo PSDB, mas me lembro que ele foi criado por dissidentes do PMDB, liderados por Covas, se não me falha a memória, porque não concordavam com as negociatas que uma ala do PMDB insistia em fazer, aliás, sua marca registrada até os dias de hoje.
Votei na Marina Silva neste primeiro turno. E agora, neste segundo turno, não posso não votar no Serra. Não vou anular meu voto, não vou votar em branco. Não vou deixar que decidam por mim.
Me indigna ver o PT de hoje mentir em sua campanha eleitoral exatamente como Collor de Mello fazia há 20 anos.
Me indigna ver a cara de pau da Dilma dizer que não sabia de nada sobre o que a sua secretária de confiança fazia juntamente com a quadrilha encabeçada pelos filhos, da mesma forma que Lula dizia ignorar o que se passava no gabinete da Casa Civil quando o todo-poderoso Zé Dirceu lá imperava soberano. Sem falar no assassinato de Celso Daniel que até hoje não me convenceu. Mas esse assunto é até perigoso comentar. Tantas pessoas já morreram por causa disso. Melhor deixar pra lá.
É isso, é por isso que voto em Serra. Não nego alguns benefícios ou melhorias que talvez tenham efetivamente se concretizado no governo Lula. Mas não foi nada criado por ele. A base já existia. E foi deixada pelo governo anterior. Por isso é saudável que os governos se alternem. E que tenham o bom-senso de manter o que é bom e aperfeiçoar o que não seja.
Mas é um grande perigo para a democracia de um país, um partido, com tantos envolvimentos escusos, querer se estabelecer no poder por mais quatro ou oito anos. hoje eu percebo que o PT queria o poder pelo poder e que o discurso de ajudar os mais pobres era - e é - apenas conversa pra boi dormir.
Que os brasileiros sejam iluminados no próximo dia 31, como de certa forma, já o foram no dia 3/10.

DILMA NÃO, NÃO E NÃO

O texto a seguir não é meu. É do Ricardo Jordão Magalhães, um cara que escreveu um livro chamado "Quebra tudo" e que acredita no ser humano, como eu acredito.
Ainda vou escrever um texto sobre eleições, Dilma, Lula e o PT.

Mas enquanto isso não acontece, vou aproveitar o texto do rapaz que é muito bom, por sinal. O texto e o rapaz também! É um texto lúcido, bem embasado, fundamentado. Vale a pena ler até o fim, até para termos mais argumentos de defesa no voto em Serra quando encontramos algum neófito pela frente dizendo que vai votar na Dilma.

Boa leitura!

Eu prefiro ser do contra, Dilma NÃO!!!
"Mudança é a lei da vida. E aqueles que olham apenas para o passado ou presente estão certos de perder o futuro." John F. Kennedy
Querida(o) Amiga(o),
Eu vou votar no Serra.
Dilma NÃO, NÃO e NÃO!!!
Quando lula & Dilma vão na televisão para falar que as privatizações feitas no governo do Fernando Henrique Cardoso foram ruins para o Brasil, eu prefiro ser do contra.
As privatizações, iniciadas no governo do Collor e aceleradas nos anos FHC, são um dos capítulos mais importantes da história do Brasil. Foram vendidas 120 empresas, arrecadando 106 bilhões de dólares, dinheiro que contribuiu para a redução da dívida pública e o reequilibro fiscal do governo. O lula pagou a dívida externa com o dinheiro levantado pelo FHC!!! As estatais eram só prejuízos, e por isso tinham que ser bancadas com dinheiro público, bancado pelos impostos que eu e você pagamos todos os dias.
A GRANDE VERDADE é que nunca na história desse país um cara (lula) assumiu descaradamente a responsabilidade de tanta coisa boa que outros fizeram.
O lula e o PT votaram contra o Plano Real que estabilizou o país. Você está aí hoje sentado no conforto da sua casa com dinheiro no banco porque o Plano Real aconteceu. lula votou contra! A dilma pode falar o contrário na propaganda na televisão, mas a GRANDE VERDADE é que o lula pegou tudo pronto, e por motivos de fanatismo partidário, não reconhece a herança que herdou.
Em Julho de 1994, a inflação acumulada no ano estava em 5,000%. Quem acabou com a inflação foi FHC e não lula ou o PT. Isso é a História. O resto é propaganda e manipulação.
Em 1998, antes da privatização da Telebrás, o número de pessoas com telefone no Brasil era de 30 milhões de pessoas. Se você tem mais de 30 anos, você deve se lembrar da dificuldade que existia no Brasil para conseguir uma linha telefônica. Hoje, 247 milhões de pessoas tem telefone fixo, celular, banda larga e TV por assinatura. Em doze anos, foram investidos 180 milhões de reais, e o recolhimento de impostos cresceu 435%. Além disso, o setor emprega hoje 403 mil pessoas, o dobro de vagas públicas e ineficientes que havia dez anos atrás.
Quando lula, o messiânico, aperta a mão do mahmoud ahmadinejad, hugo chavez e fidel castro botando banca de pacificador do mundo, eu prefiro ser do contra.
lula - o messiânico -, está se achando o rei do mundo; e para provar que tem um coração de divindade, sai pelo mundo afora apertando a mão de uns figuraças como o ahmadinejad - presidente do Irã -, que afirma que o Holocausto dos Judeus não existiu; fidel castro - que mantêm milhares de presos políticos em pleno Século 21; hugo chavez - o mais novo doidão da América Latina.
Quando lula & Dilma apelam para o bolsa família e outros programas sociais para dizer que mudaram o Brasil para sempre, eu prefiro ser do contra.
A grande verdade é que o governo lula não melhorou o Brasil em absolutamente nada quando você analisa métricas decentes de crescimento e cidadania.
Com a carga tributária mais nefasta do planeta, a pior regulação de um governo sobre a economia, uma das piores taxas de corrupção e de desperdício de dinheiro público do mundo, além de um dos maiores spreads bancários, o Brasil caiu duas posições no ranking das economias mais competitivas elaborado pelo Fórum Econômico Mundial sobre o desempenho das principais economias do mundo em 2009. O Brasil foi da 56.ª posição para a 58.ª.
Criado pela ONU, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educação e expectativa de vida ao nascer. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população. O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.Todo ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. Na edição de 2009, o IDH avaliou 182 países. O Brasil aparece em 75o lugar.
Em termos de educação, o Brasil ficou em 88o lugar no ranking mundial de educação em 2010, estudo elaborado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Professores da UnB apontam que algumas causas para o país estar entre os retardatários na corrida pela educação são: crescimento acelerado do número de vagas ofertadas nas escolas do país, sem que houvesse expansão da infraestrutura de ensino e do número de professores; baixa formação dos docentes; e demora para dar prioridade à área.
Sem dúvida temos crédito "fácil" para a população comprar televisão, geladeira, coca-cola, bolacha recheada, comprar carro zero em 60 vezes etc, o Brasil lidera o ranking mundial em vendas de computadores e celulares; entretanto, ninguém se sente absolutamente seguro em sair de casa a noite para dar uma volta no quarteirão da rua em que mora sem medo de ser assaltado.
Quando eu vejo a propaganda da dilma & lula na televisão mostrando o povo sorrindo, cantando nas ruas, empregado, feliz, como se tudo estivesse as mil maravilhas, eu prefiro ser do contra.
Sabe qual é a pior coisa que pode acontecer a uma empresa sem planejamento estratégico, programas sérios de inovação, índices de performance, ou programa de educação para funcionários? Bater as metas de vendas.
Quando uma empresa bate a meta de vendas, a sujeira é chutada para debaixo do tapete, ninguém fala nada sobre os reais problemas que a empresa está enfrentando, todos são obrigados a aceitar o fato de que afinal, as coisas estão dando certo.
É exatamente isso que está acontecendo com o Brasil.
Nós estamos batendo metas (criados pelo governo), conseguimos a Copa do Mundo, Olimpíadas, somos a bola da vez, blá blá blá, entretanto, somos um país onde não existe educação decente (e nenhum projeto para mudar isso); somos um país onde 50 mil pessoas são assassinadas a bala todo ano (e não temos nenhum projeto do governo para mudar isso), nenhuma cidade do Brasil, incluindo São Paulo, tem 100% saneamento básico (e não existe nenhum projeto do governo para mudar isso), somos um país recordista em ações trabalhistas (e não temos nenhum projeto para atualizar as leis trabalhistas e as relações empregados e empregadores), mas, segundo o lula, "Nunca na história desse país houve um governo como o governo do lula".
Que mediocridade!
Quando lula & dilma dizem que o sarney, a frente do congresso nacional, não fez picaretagem nenhuma alguns meses atrás, e não merece ser retirado do cargo, eu prefiro ser do contra.
Você se lembra que alguns meses atrás você mesmo defendeu a saída do sarney do Congresso Nacional por suspeitas de corrupção?? Você se lembra que você mesmo colocou o sarney no trending topics do Twitter!! Lembra??
Então, o lula saiu as ruas dizendo que o sarney não fez nada, e nada foi feito com o sarney.
E agora você vai votar na continuidade de tudo isso?
A turma do lula tem um projeto de partido, e não um projeto de país. Se tiver que beijar o capeta para se manter no poder, eles vão beijar o capeta. Se o presidente do Irã trouxer votos, eles vão se ajoelhar para o cara.
Nunca na história desse país um banco lucrou tanto quanto agora. No governo do Sarney, o Itaú lucrou 340 milhões de reais, no governo do Collor o Itaú lucrou 390 milhões, no governo do FHC o Itaú lucrou 410 milhões, e agora, no governo do lula, o Itaú lucrou 6 bilhões de reais apenas em 2010!!!
De um lado, Lula distribui migalhas para o povo através do Bolsa Família; do outro, lula oferece um sistema bancário com os juros mais altos do mundo.
Grande lula, você sabe como ninguém como criar gado para levar para o matadouro. Depois da presidência, você deveria pedir emprego na Friboi.
Por que eu vou votar no Serra?
Porque a Dilma vai dar continuidade a tudo que está rolando. Entenda-se corrupção e mediocridade. Mensalão, Cargos Partidários na Petrobrás, Eurenice e tantos outros escândalos que já apareceram na mídia e não deram em nada vão continuar. Programas populistas que procuram agradar a todos para acabar com qualquer tipo de oposição e com "a turma do contra" também vão continuar.
Eu não acredito que as coisas estão boas, nem perto disso. Por isso, eu quero mudanças. Eu li o programa inteiro da Dilma, e não vi qualquer sinal de mudanças, por isso quero outro cara no poder.
A Dilma em si não me parece ser uma pessoa ruim. Acusá-la de terrorista, por exemplo, não tem nada a ver.
Se terrorista significa lutar contra a ditadura militar e o AI-5, então eu também quero ser chamado de terrorista. Ela e o Serra lutaram contra a ditadura militar, e merecem todo o nosso respeito e reconhecimento.
Então, por que Serra?
Porque oito anos é mais do que o suficiente para um partido liderar o governo. É preciso haver uma alternância no comando do país para evitar que um partido tome conta de tudo.
Se Dilma ganhar, lula & sua turma vão se achar donos do universo, vão continuar empregando todos os seus partidários em cargos públicos, vão continuar a distribuir migalhas para o povo sem qualquer projeto bacana para o país entrar de vez no Século 21, vão transformar o país em um partido, e vão acabar com qualquer tipo de oposição.
O Brasil, historicamente falando, é formado por um povo passivo demais, que não gosta de conflitos, que não levanta a voz em reuniões, que não fala o que pensa.
Se a turma do PT se perpetuar no poder, o comportamento do brasileiro irá de passivo para zumbi.
Qualquer um que levantar a voz contra o lula, seu partido e amigos, será chamado de "turma do contra", e convidado a se retirar do país para viver com os imperialistas americanos e outros papos furados típicos da esquerda brasileira.
Eu vou votar no Serra.
Eu espero que ele possa desmantelar a máquina criada pelo PT na Petrobrás e afins. Eu espero que ele possa terminar o trabalho que começou com o Plano Real. Eu espero que ele possa direcionar o Brasil rumo a um destino grandioso onde os BRASILEIROS ficam com o mérito do sucesso do país, e não um político populista com síndrome de messias.
O mundo evolui quando "a turma do contra" tem coragem para dizer o que pensa no meio da multidão. O mundo evolui quando "a turma do contra" levanta a voz para exigir o MELHOR DO MUNDO e não migalhas para calar o povo.
O Brasil melhorou nos últimos 8 anos?? Você tem certeza disso? Ou a sua opinião é a soma da opinião de outras pessoas ou da televisão?
Pense por si mesmo.
Não deixe um político populista e messiânico acabar com a única coisa que te pertence: a sua capacidade de pensar por si mesmo.
Eu vou votar no Serra, e recomendo a você pensar seriamente a respeito depois de levar em conta as coisas que melhoraram NA SUA VIDA nesses últimos oito anos, e não na vida dos atores dos comerciais populistas que circulam na propaganda política.
Eu quero um país de PRIMEIRO MUNDO, e não uma republiqueta populista.
Eu vou votar no Serra!
NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?
Ricardo Jordão Magalhães
Da Turma do Contra
E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
Twitter twitter.com/bizrevolution
Formspringformspring.me/bizrevolution
Linkedin http://www.linkedin.com/in/ricardojordao
www.bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION
EU SOU FÃ DO SER HUMANO! E Você?

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Valquíria e suas histórias

Já fazia um tempinho Valquíria não tinha um namorado. Aliás, não tinha ninguém do sexo masculino. Andava meio interditada, desconfiada, arisca. Vivia um dilema. Queria se apaixonar perdidamente como fizera aos 15, 16, 17, 18, 20 e 23 anos. Mas ultimamente não conseguia se interessar por ninguém. Todos os homens eram feios e velhos. Barrigudos, dentes malcuidados, fedidos. Cabelos desgrenhados. Tudo bem que nos últimos tempos ela não frequentava ambientes assim, digamos, sofisticados. Mas também não andava embaixo de viadutos. Não entendia por que atraía aqueles tipos esquisitos sendo uma mulher tão bonita, inteligente, fina e educada. Seria praga do ex? Praga da vizinha-bruxa? Enfim, a situação não era nada animadora quando Adonis ligou convidando pra sair. Convidar pra sair significava ir pra cama direto. Adonis não era de levar ninguém pra jantar, pegar um cineminha, teatro, imagina? Adonis ia direto ao assunto. Mas Valquíria não sabia disso. E criou uma porção de fantasias, claro. Como fazia um tempão que eles não se viam, Valquíria tratou de ir ao cabeleireiro, fez depilação, comprou uma lingerie sexy.
Fazia um frio de lascar. Chuviscava. Aquela garoa fina e forte de Sampa, saca? Ah, não. Não ia a pé até a estação de trem, de jeito nenhum! Não havia progressiva que resistisse àquela maldita garoa fora de hora! Putz, já estávamos em dezembro! Frente fria com massa polar vinda do Sul. Só faltava essa.
Já tinha gasto uma grana no salão, na lojinha do seu Duílio, e agora, mais essa: ia ter de chamar o táxi.
Trem, metrô. Lá estava Adonis. Ele era tão bonito. Mas, pelo jeito, pelas roupas e por não ter carro, a vida pra ele não fora assim uma brastemp, como não havia sido pra Val. Porém, ficara aquela imagem de quando eram 25 anos mais novos. Ficara na lembrança aquele beijo que não trocaram, aquela transa que não aconteceu. O coração bateu forte.Apesar do tempo passado ele continuava bonito. Será que nessas horas enxergamos apenas com os olhos da alma? É provável.
Abraços, beijinhos discretos no rosto, como velhos amigos que se reencontram depois de muitos anos, metrô, hotel. Rola um certo constrangimento na recepção. Valquíria pensa: será que a funcionária pensa que eu sou mulher de programa? Esposa? Amante? Andam até o quarto como dois irmãos. Porta trancada, se atracam. Querem recuperar tanto tempo perdido. Beijos, línguas, mãos, braços, abraços, aquela loucura. Bom, mas a gente não vai conversar? Jantar? Dar uma volta? Tudo bem, pensou Valquíria, fazemos um lanche mais tarde tudo bem não, não vamos perder tempo com cinema, claro, e beija, beija. Será que ele vai gostar da calcinha? Nossa, você depilou TUDO? Que delícia, tudo lisinho... Agora vai, ela pensa, quando ele dá aquela pegada. De repente, ele para tudo. Reclama do perfume: é alérgico. Começa a tossir. Valquíria pensa que não, aquilo não está acontecendo. Bom, não há muito o que fazer. Por que não toma um banho? sugere o tal Adonis. Com esse frio? É, prefiro o cheirinho de sabonete...hummmm, responde Val. Ela adorava quando ele a chamava de Val. Mania de paulista. Baiano tem mania de chamar pela última sílaba do nome. No caso dela provavelmente viraria "quiria". Ela não estava muito disposta a tirar a roupa naquele quarto gelado. Não tem aquecedor? Não. Hummm. Tudo bem, já passou, avisa o deus grego. Vamos lá. Ele era bom de beijo. Beijava gostoso...e gostava de beijar. O primeiro sintoma de que um relacionamento vai mal é a ausência de beijo na boca. Por isso, ainda conseguiam se beijar tanto. Estavam só no começo. Valquiria cansou de beijar. Já estava com dor no maxilar. Então, mudou a estratégia e ousou tocar naquilo que mais a interessava naquele momento pra avaliar se todo aquele sacrifício e investimento - cabelo, depilação, lingerie nova, táxi - iria valer a pena, afinal. Cadê? Ué? E aí? Que aconteceu? É que está muito frio, justificou o rapaz, sem graça. Hummmm. Vamos pra debaixo da coberta? Lá está mais quentinho. Foram. Mas, como as coisas não estavam correndo como anunciado insistentemente pelo MSN meses a fio, Adonis garrou contar sua vida desde a última vez em que se viram e depois a infância, e depois falou sobre seus medos, manias, neuroses, casamentos, casos....hummm, respondia Valquíria congelando debaixo do cobertor fininho e considerando que não, definitivamente não queria mais disso pra sua vida. Fingiu que dormiu, esperou ele dormir, roncar e saiu, no frio da noite, pra nunca mais voltar. Quando chegou no apê, a primeira coisa que fez foi trocar seu nickname do MSN. E bloquear o do Adonis.

sábado, 2 de outubro de 2010

Brinde à sexta-feira

Ah, que delícia chegar em casa e encontrar uma garrafa de vinho na geladeira e uma pizza de mussarela no forno. Acendo o forno, esquento a pizza e bebo um gole do vinho gelado. As gatas fazem festa. Uma delas sobe na mesa. Espanto, ela faz de conta que não é com ela, se espalha na mesa. Espanto novamente. As cachorrinhas se acomodam no chão aos meus pés. Aguardam as migalhas. Como podem os cães ser assim, tão subservientes, se contentar com migalhas? e quantas vezes, como pude ser assim, tão subserviente e me contentar com as migalhas que a vida me ofereceu?
Vou pra sala. Me esparramo no sofá com meu copo de vinho. Ligo a TV. No Canal Viva. Passa apenas programas antigos de sucesso da Globo. Está´passando Hilda Furacão. Zezé Polessa parece irmã mais velha de si mesma. Hoje ela está muito mais bonita depois da plástica e dos botox. E viva a tecnologia! Esse Canal exibe vários bons programas: Engraçadinha (uma adaptação de Bonitinha mas ordinária de Nelson Rodrigues, com Cláudia  Raia e Alessandra Negrini - no comecinho da carreira - simplesmente fantástico. A partir do dia 9, se não me engano o canal vai exibir à 00h45 - pasme - Vale Tudo. Por que não passa mais cedo? Aos sábados o canal exibe vários outros sucessos. Gente, como as novelas eram boas nos anos 80 e 90...o que aconteceu com tudo? Com a educação, com a música, com a arte de um modo geral? Pelo menos essa que passava na TV? Sim, porque o cinema continuou e aprimorou, a música, mais ou menos, o teatro, bem ou mal se manteve, mas, gente, a televisão deu uma guinada pra baixo de 360º. Dá uma olhada: Big Brother, A Fazenda... Deus! é demais!
ADOREI a Geisy Arruda na Fazenda 3: o Sergio Mallandro e um outro tipo que eu não sei quem é sugeriram que  reproduzissem a cena que ela protagonizou na Uniban quando foi repudiada e tal, por causa do vestido cor-de rosa. Muito bem.A galera pediu que ela vestisse um tal de vestido rosa igual ou parecido com o do trágico dia e enquanto ela se vestia os "malandros" combinaram que eles fariam o papel dos ex-colegas de facul da Geisy e ela faria o papel dela mesma com o diferencial que agora ela poderia falar o que ela quisesse visto que na ocasião ela se calou.
Muito bem, sai a Geisy do quarto com um vestido rosa semelhante ao da ocorrência (ela ainda argumentou que não ia trocar de roupa - estava com frio e com um agasalho - porque não havia tomado banho), de chinelos de dedo e vai pra varanda encontrar os colegas de desdita (sim, porque estar num programa como esse, mesmo correndo o risco de ganhar vários prêmios e muito dinheiro é uma desdita) que lhe informam sobre o plano e tal. Ela não concorda, vejam só. Eles dizem que seria uma oportunidade de ela dizer o que não disse na hora em que sofreu toda aquela discriminação e ela, diz categoricamente: não, não vou repetir aquela cena porque aquilo ainda me dói muito, me magoa, não quero lembrar daquela cena.
Muito bem, dona Geisy. Então, é isso aí. A televisão pode te aprisionar ou te libertar, aliás, como tudo na vida. Se você depende de drogas, quaisquer, para ser feliz, você não é livre.
TV, rádio, relacionamentos, crenças, religião, certos compromissos, trabalho, vinho, cocaína. Qualquer uma dessas coisas podem aprisionar.
Liberte-se! Brinde à vida! Livre e soberana! Doa a quem doer! Mas que não não doa em você!

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...