segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Anotações sobre Jung

Anotei em meu caderno de estudos algumas informações e alguns trechos de documentários sobre Jung - a maioria está disponível no YouTube - que me tocaram mais ou que achei mais importantes. São algumas respostas e/ou comentários do próprio Jung a perguntas e questionamentos feitos a ele por entrevistadores. Espero que meus leitores gostem.
  • Nascido em 1875, trabalhou até os 84 anos.
  • Aos 11 toma consciência de si mesmo e diz: "EU SOU O QUE SOU". Até então estivera indiferenciado: era uma coisa em meio a outras coisas.
  • Acredita em Deus? "Difícil responder...Eu sei. Eu não preciso acreditar. Eu sei."
  • Sobre seu tipo psicológico, se diz Pensamento com Intuição auxiliar: "Sempre tive dificuldade com sentimento e minha relação com a realidade não era brilhante (sensação); sempre entrava em discordância com a realidade das coisas."
  • "Não sabemos nada sobre o Homem. E ele é o maior perigo (sobre a possibilidade de uma III Guerra Mundial). Sua psique deveria ser estudada, pois somos a origem de todo mal vindouro."
  • "A morte é psicologicamente tão importante quanto o nascimento e faz parte da nossa vida. A psique não é limitada pelo espaço e pelo tempo. Apenas a ignorância recusa tais fatos - há uma existência psíquica que não depende do tempo e do espaço."
  • "A vida se comporta como se fosse prosseguir. Se você pensa de acordo com as linhas da natureza pensará mais adequadamente."
  • "A psique é a maior de todas as maravilhas cósmicas e o sine qua non do mundo como um objeto. É extremamente estranho que o homem ocidental, com apenas algumas, e cada vez menos, dê tão pouca consideração a esse fato. Mergulhado no conhecimento de objetos externos, a questão de todo o conhecimento foi temporariamente eclipsada ao ponto de aparente não-existência." (C.G.Jung - 1946)
  • "Não foi a natureza e sim o gênio da humanidade que deu o nó no laço no carrasco, do enforcador, com que ele pode executar a si mesmo a qualquer momento." (C.G.Jung - 1952)
  • "Hoje, a humanidade, como nunca antes, está dividida em duas metades aparentemente irreconciliáveis (se referindo à divisão do mundo em Comunismo e Capitalismo). A regra psicológica diz que, quando uma situação interior não é conscientizada, ela acontece fora, como sina. Quer dizer: quando o indivíduo permanece dividido e não se conscientiza de suas contradições internas, o mundo tem forçosamente de representar o conflito e ser rasgado em duas metades opostas." (C.G.Jung - 1959)
  • "As biografias deveriam mostrar as pessoas de roupa de baixo. Goethe tinha suas fraquezas e Calvino era com frequência cruel. Considerações desse tipo revelam a verdadeira grandeza de um homem. esta maneira de encarar as coisas é melhor do que o falso culto ao herói." (C.G.Jung - 1946)

Nenhum comentário:

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...