segunda-feira, 23 de abril de 2012

Esperando o trem

Walkiria olhava para aqueles olhares tristes e distantes e se reconhecia em muitos deles. "O único rosto que não enxergamos é o nosso próprio rosto", disse um pensador. Walkiria andava meio cansada de não sabia o quê. Os olhares estavam ali. Na rua, nos vagões do metrô, nos corredores da empresa onde trabalhava. Tinha dias que Walkiria acordava cheia de entusiasmo. E já ouvira que entusiasmo é ter deus dentro de si. E nos dias que acordava desanimada. Sem ânimo? Animus aquilo que anima, que dá vida! Pra onde foi sua vida? Pra onde vai? Walkiria, tinha dias, não sabia. Não pensava. Não queria pensar. Queria fazer nada. Só olhar. Olhar perdido, pro nada ou pro céu azul debaixo das nuvens, ou olhar pra gata dormindo na janela...queria ser uma gata hoje e dormir ao sol que saía por debaixo das nuvens. Melhor ser gato que cachorro. Os cães são estressados e Walkiria queria paz. A paz do ócio. Relógio é prisão. É inexorável, ele te mostra os minutos que faltam pra acabar a sua ociosidade, a sua paz, o seu não pensar, o seu não sentir. o seu vaguear no nada. Por isso Walkiria não usa relógio. Será por isso que o da cozinha está parado há anos? Tem um livro pra ler, podia ler mas não quer; tem, tem tem, mas não quer. Quer só olhar. E não pensar. Enquanto não chega o trem.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Conhecimento, saber e sabedoria

Dizem que do mundo nada se leva. Dizem que só se leva o conhecimento, aquilo que ficou registrado em nossos cérebros ao longo da (ou das) nossa (s) existência (s). O que a alma sente também se leva para quem acredita que a alma sobrevive.
Dizem que acumular conhecimento e não dividi-lo, não colocá-lo em prática, de nada adianta. É como deixar uma torneira aberta em cima de um copo que se enche e a água abundante escorre pelo buraco da pia: um desperdício infinito.
Estudar, estudar, estudar, fazer cursos e mais cursos, ler livros, revistas, sites; assistir a palestras, seminários, congressos, e não aplicar o conteúdo apreendido. Acumular titulações: bacharel, especialista, mestre, doutor...e viver na ilusão da teoria. De que adianta? é a água transbordando pelo copo.
Essas reflexões me lembram uma frase de Sri Prem Baba (*):
  
" Todo conhecimento adquirido ao longo da vida será devolvido à terra, junto com seu corpo, se não for transformado em sabedoria. O agente alquímico capaz de realizar este milagre é a prática. Mais vale uma hora de prática do que mil livros lidos. A teoria serve somente para preparar o campo para a experiência."


*(cujo nome significa Pai do Amor, é um mestre da linhagem Sachcha, da Índia, e também herdeiro de uma das tradições xamânicas das florestas brasileiras.  Trabalha para construir pontes entre a ciência e a espiritualidade, buscando a verdade e a transformação do mundo pelas práticas do amor e compaixão.  Desenvolveu um método de autodesenvolvimento que denominou O Caminho do Coração.  Sri Prem Baba nasceu no Brasil, onde passa alguns meses do ano em seu Ashram em Nazaré Paulista (SP).  O resto do tempo ele passa no Sachcha Dham Ashram, na Índia, e em diversos centros que se desenvolveram pelo mundo em torno da sua mensagem.  Para mais informações, visite www.prembaba.org.br.)

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...