quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Você ama ama ou ama ama?

Sabe aquele comercial de café, que tem como protagonista o casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, em que ela pergunta: Rodrigo você me ama: E  ele diz: amo. E ela pergunta: mas ama ama ou ama ama? Dando a entender que o amor que ele diz deveria ter uma dimensão mais profunda do que um simples "amo". E ele, pra mudar de assunto, diz: vou fazer um café pra você.
Embora faça parte do comercial que apresenta o casal como o casal perfeito (e faz uma relação da perfeição do casamento com a nova parceria entre as marcas do café e da cafeteira) trata-se de uma cena bem típica do relacionamento homem/mulher. 

A mulher sempre quer ouvir, precisa ouvir, porque a mulher é muito mais tocada pelo que ouve ou fala do que pelo que vê. Para ela, o simples fato de ele estar ali, fazendo uma gentileza - que é preparar o café - não é suficiente para que ela entenda a dimensão do amor dele por ela. Inclusive, é muito comum entre casais que acabaram de transar, a mulher perguntar: você me ama?

No comercial, Rodrigo, por sua vez, como todo homem, simplifica tudo com o gesto: fazer o café é dizer eu te amo com outras palavras. Ele a olha como quem diz: deixe de bobagem,  não está VENDO que eu estou aqui? Sou todo seu. Não, a mulher não vê. E a cena continua com o casal saboreando o café e ele dizendo: eu te amo e a Fernanda perguntando novamente: mas ama ama ou ama ama? e ele faz uma cara de: Pô você não entendeu nada e vai começar a tortura de novo!!!

Quando homem e mulher entendem como cada um funciona, a mulher não fica insistindo em obter respostas dele por meio de palavras e ele entende que a mulher precisa ouvir muito mais do que ver.

Ou seja, se levar flores, não basta entregá-alas com um beijo. Tem que dizer eu te amo.
Mas, mulheres, se ele trouxer as flores e não disser eu te amo...entenda: ele te ama porque homens só compram flores para as mulheres amadas.

Agora, se ele não compra flores...aí, talvez seja o caso de perguntar: você me ama? Mas ama ama ou ama ama?

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...