sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Reciclando o coração


Acordei esta manhã com a frase-título na cabeça: reciclando o coração. "Reciclagem: ato, processo ou efeito de reprocessar uma substância, quando sua transformação está incompleta ou quando é necessário aprimorar suas propriedades ou melhorar o rendimento da operação como um todo; reutilização com uma nova roupagem; revisão ou modificação de política, método de trabalho, etc.;adaptação a uma nova utilização."
(Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa)




Tem tudo a ver.
A substância pode ser interpretada como sentimentos guardados, armazenados de forma equivocada, bem como mágoas, ressentimentos, medos. Aprimorar as propriedades de sentimentos como o amor, ser mais tolerante, paciente, verdadeira. Melhorar o rendimento da operação como um todo, ou seja, estar atenta aos detalhes de um relacionamento. Ser terna, doce, disposta. Se observar, respeitar o outro, o tempo do outro, o jeito do outro, como o outro funciona, sem esquecer de ME respeitar, respeitar meu próprio tempo, meu jeito, como funciono.
Dizer o que penso, sinto, como enxergo a realidade sem magoar, ofender, denegrir. Mas dizer, não camuflar, esconder, sabotar.
Me soltar mais, ser mais eu. Sem medos, inseguranças.
Esquecer o passado, não temê-lo.
Confiar mais.
Isso tudo eu já sei. Só falta colocar em pura prática.

Nenhum comentário:

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...