terça-feira, 25 de julho de 2023

Psicanálise para uma vida mais saudável

 

Muitas pessoas me perguntam na primeira sessão: mas, afinal, o que é psicanálise? Como funciona? O que eu preciso fazer?

Longe de conseguir responder completamente, dada a complexidade do tema, vou tentar explicar grosso modo, de uma maneira mais acessível (embora tenha muita informação na internet, é sempre bom lembrar a necessidade de se ter um certo cuidado com o que se encontra por aí), afinal o que é e como a psicanálise funciona terapeuticamente falando.

A matéria prima da psicanálise é aquilo que Sigmund Freud (1856-1939), um médico neurologista de Viena, considerado Pai da Psicanálise, chamou de Inconsciente, que é a maior parte da nossa mente, digamos assim, e cujo conteúdo nós não conhecemos, não temos consciência, daí, o nome Inconsciente.

Basicamente, uma das funções da Psicanálise seria trazer para a consciência esses conteúdos desconhecidos para a nossa consciência. Por quê? Porque segundo Freud, as raízes de todos os nossos problemas, e que nos levam a procurar ajuda, estão justamente guardadas no Inconsciente. E por desconhecê-los, ficamos à mercê deles. E qual o problema disso?



O problema é que temos pensamentos, desejos, intenções, traumas, medos, crenças, fantasias, que são armazenados no nosso Inconsciente desde quando éramos bebês, e que vão se manifestar na forma de sintomas (os mais variados, como ansiedade, tristezas inexplicáveis, e até mesmo doenças físicas), porque foram reprimidos em algum momento, de alguma forma, e esses danadinhos desses conteúdos querem vir à tona sem pedir licença para nós. Daí que temos o que podemos chamar popularmente de angústias, sentimentos que não conseguimos explicar, que nos incomodam e que nos levam a procurar ajuda através de uma terapia.

Isso que eu chamei de “sintomas” pode ser traduzido pelas queixas mais comuns que levam as pessoas a procurar ajuda (não no início do problema, mas geralmente quando não se aguenta mais!) como por exemplo: não me dou bem como minha mãe (ou pai, filho, irmão, marido, chefe etc.), tenho medo de falar em público, me sinto inseguro no trabalho, não consigo um emprego decente, tenho dificuldade de me relacionar emocionalmente, meus namorados (ou minhas namoradas) me traem, só atraio pessoas abusivas, enfim... a lista é imensa!

Não quero me estender muito, nem entrar em muitos detalhes, afinal, o paciente não precisa estudar sobre Psicanálise para fazer sessões de psicanálise, mas, basicamente, Freud identificou duas estruturas psíquicas principais entre os seres humanos: uma onde o sujeito nem realiza seus desejos, nem os abandona, pelo contrário, esconde-os, reprime-os, e outra onde ele sequer possui desejos porque está psiquicamente alienado ao desejo do Outro.

Claro, que tudo isso são processos inconscientes e por isso mesmo é que os "reprimidos" vão sempre tentar furar a barreira da censura e "aparecer" disfarçados em sintomas, ou em sonhos, atos falhos e todos aqueles outros “problemas” que eu citei acima.

Bom, mas aí você pode perguntar: "mas se reprimir esses conteúdos lá do Inconsciente causa tantos problemas, não seria então mais saudável realizar TODOS os nossos desejos???”.

Eu diria que, embora, os noticiários, principalmente os policiais do tipo "espreme sai sangue", nos deem a impressão de que de fato as pessoas estão por aí realizando todos seus desejos, principalmente os mais violentos e perversos, de forma alguma podemos pensar que não os reprimir seria a solução. Se realizarmos todos nossos desejos a civilização vai pro brejo! Meio que é essa a sensação que a gente tem, não?

É tanta violência, é tanto descontrole...



Por isso, a proposta da psicanálise para se ter uma vida saudável não é a de realizar todos seus desejos e sim, de reconhecê-los. Sim, reconhecer que você não é nenhum santinho, que não é bonzinho, certinho, bonitinho, que pode ter desejos inimagináveis, MAS que não vai realizá-los aleatoriamente e que se o fizer, estará por sua conta e risco, ou seja, vai possivelmente arcar com as responsabilidades e consequências de seus atos.

O psicanalista nunca vai te dizer o que vc deve fazer com seus desejos.

Vai apenas ajudá-lo a reconhecer que eles existem. E daí em diante, seguir a vida, com menos sintomas, menos dores, doenças, mais livre de suas próprias hipocrisias...

E agora, se você leu até aqui, deve estar se perguntando: ok, entendi, mas, na prática, como a psicanálise pode me ajudar?

Então, repetindo com outras palavras: toda aquela lista de queixas, ou problemas que levam as pessoas a procurar ajuda em algum momento de suas vidas, possui origem naqueles conteúdos lá do seu Inconsciente, lembra? Que a psicanálise também chama de desejos (como dito mais acima). E que, como você os desconhece porque são inconscientes, é papel do analista ajudar você a descobrir quais são e a olhar para esses conteúdos excluídos do seu Consciente (até porque se fossem conscientes e se você desse conta deles não precisaria de ajuda, certo?) para que você possa administrar seu dia a dia de uma maneira mais saudável e produtiva.

Repito: o analista não vai fazer milagres, não vai te dar conselhos, não vai te dizer o que tem de ser feito. Mas vai estar ali, presente em todas as sessões, apto e disposto a te ouvir falar tudo o que você quiser, tudo o que vier a sua mente (essa é uma das premissas básicas da psicanálise, que o paciente faça associações livres de tudo que lhe vem à mente durante as sessões).

Mas como o analista vai auxiliar? Ele fica só ouvindo??? Não! Absolutamente! O analista vai pontuar, vai interpretar, vai auxiliar o paciente a perceber o que de fato é a razão de seu incômodo, vai auxiliar o paciente a se perceber, a perceber a realidade em que vive, a perceber que é capaz de interferir e mudar a sua realidade, de modo que num determinado ponto do processo analítico (sim, é um processo e não é curto!) o paciente poderá dizer: nossa, isso faz todo o sentido; ou: puxa, nunca tinha pensado por esse ângulo; ou ainda: percebi que talvez eu também seja parte do problema do qual me queixo...

Enfim, cada caso é um caso e só é possível entender “como funciona” de fato se submetendo à análise.

Normalmente, as sessões acontecem semanalmente, com duração de 45 a 50 minutos aproximadamente. Atualmente, só estou atendendo na modalidade on-line aqui pela plataforma Guia da Alma, através das parcerias das empresas com a própria plataforma, ou com a parceria com a empresa Gympass. Mas também é possível me contatar direto na plataforma, caso a empresa onde você trabalhe não seja atendida por essas duas possibilidades.

E agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é a psicanálise, que tal agendar uma sessão? Lembrando que quadros de depressão e ansiedade talvez sejam atualmente os de maior demanda, mas a psicanálise funciona muito bem também para pessoas diagnosticadas como borderline, transtornos afetivos bipolar, transtornos alimentares, TDAH e outros transtornos de ordem psíquica e emocional.

(Texto originalmente publicado do site Guia da Alma em 21 de junho de 2023)

https://guiadaalma.com.br/psicanalise-freudiana/

 

Nenhum comentário:

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...