quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Não está bom mais vai ficar

De uma cliente: Lourdinha, o que que eu faço? Tem um nó enorme na minha garganta entupindo minha voz, me enchendo de lágrimas que não saem pelos olhos, mas pelos poros e eu não sei mas tenho a impressão que todo mundo percebe pelas minhas olheiras...meus olhos denunciam dizem que meus olhos é o que tenho de mais bonito mas Lu eles estão tristes eu estou triste não tenho vontade nem de colocar pontuação Lu então vai assim mesmo sem ponto vírgula talvez algumas reticências que é o que eu ainda consigo digitar nessa tábua virtual enquanto finjo que trabalho sim estou no trabalho mas tanta gente está também e não está está só de corpo a mente tá longe como eu agora Lu o que que eu faço com esse nó gigante na minha garganta Lu tanta coisa pra dizer sem coragem me falta coragem de romper com tantas coisas vontade dizer eu não gosto de você eu não te suporto eu quero que você desapareça da minha vida eu acho você feio tenho pena de você porque você é assim? ( Lu, agora a pouco um amigo aqui do trabalho me deu um abraço tão gostoso...perguntou se estava tudo bem e eu disse não - acho que ele percebeu pela minha cara - e ele falou mas vai ficar...ah Lu um abraço tão bom...) Agora o nó está diminuindo deve ser porque estou escrevendo pra você e só de escrever já vai ajudando a, como é que você diz? a elaborar, né? mas eu ando cansada sabe Lu porque só eu elaboro sabe a outra pessoa não elabora nada não sai do lugar está interditada paralisada feito uma múmia egípcia me assombrando...Lu, eu fiz uma grande besteira e agora não sei como consertar isso. Não não foi nada assim tão grave, ou talvez seja grave quero dizer sim acho que não é não sei não matei (ou matei), não roubei (ou roubei?) estou confusa Lu, muito confusa. Acho que fiz pior me traí, me sabotei, me sacaneei...aí atraí pra minha vida um filho da puta dum sacana (ops desculpe o palavreado) mas o cara é tão sacana Lu, ele não soma ele não troca ele só suga ele é um vampiro desgraçado maldito que não sai do lugar, não tá mais pra carrapato porque o vampiro ainda tem uma nobreza.
Mas ele não tem nada de nobre é carrapato aquele bicho que gruda e suga e aí ele vai levando vantagem levando vantagem o sacana só se dá bem quer dizer assim não muito porque na verdade é um fudido todo cheio de dívidas enrolado nunca tem grana, mas não me deixa crescer me puxa pra baixo me atrapalha Lu como me livrar de um carrapato? Sabe eu estou cansada de ser humilhada agredida verbalmente...já foi pior porque já fui agredida físicamente mas não estou feliz sabe lu você sabe de quem estou falando a gente não forma um casal. Vejo outros casais como eles são íntimos no olhar no tocar no falar. Vejo casais, pessoas simples, sabe Lu, que falam carinhosamente, de bem, de amor, de benhê, de docinho, de sei lá o quê! mas eu e essa pessoa que você sabe quem é não funciona assim. Lu ele me chama de Ô! é Ô...meus filhos já perceberam que não deu muito certo tudo isso, que foi um engodo. Mas ele me enganou Lu. Ele fez de conta até que gostava dos meus pets! ele fez de conta que tinha mudado que era outra pessoa. O que eu faço Lu?"
Minha resposta:
Cliente querida, preste atenção às suas palavras. Tudo aquilo que vc remete ao outro na verdade existe dentro de vc. Quando vc diz:...a outra pessoa não elabora nada não sai do lugar está interditada paralisada feito uma múmia egípcia me assombrando é a sua sombra mesmo. O Outro te traz aspectos seus internos que vc resiste em aceitar como seus. Isso não quer dizer que o outro não seja interditado e tal. Mas vc só enxerga isso porque também o é. Então, avalie em que aspectos de sua vida vc está interditada, paralisada. Em que aspectos de sua vida vc gostaria de deslanchar e não deslancha? Por que? medo? O medo paralisa, Cliente querida.
Se a pessoa é sacana com vc de fato é vc que atraiu isso pra sua vida já conversamos sobre isso. Toda sua falta de amor por si mesma, toda sua falta de consideração por si mesma. Até quando? Até quando vc vai continuar a não se amar? Como isso é complicado! Porque na teoria, eu sei, tudo parece tão simples. Parece uma fórmula matemática: eu penso A recebo A. Mas não é bem assim que as coisas funcionam.
Tem as suas crenças arraigadas aí dentro de vc anos e anos. Essas crenças todas de desmerecimento. Pessoas que, ao longo de sua vida não te reconheceram e vc achou que isso era importante. Vc registrou no seu inconsciente que era importante ser reconhecida por essa pessoas. 
Mas, Cliente, hoje, vc mais consciente, já sabe que na verdade não precisa do reconhecimento do outro. Vc só precisa do reconhecimento de vc mesma por vc mesma. Ponto. Entende? Por que vc permite que te suguem? Não permita isso. Coloque limites. Sabe, se vcs nunca foram um casal, conforme vc já me relatou dentro do set terapêutico, talvez não venham nunca a ser. E se não for? O que acontece? Vc diz que a pessoa fingiu, enganou...será que não foi vc que se enganou, que enxergou nele aquilo que vc gostaria de ver, como o fato dele gostar dos seus pets? Sua crença de que precisava do outro a fez ver o que não existia. Isso é muito comum. A gente fica cega, mesmo. E depois se arrepende.
Vc não é capaz de viver com vc mesma? Vc é uma mulher bonita, inteligente, culta, capaz, determinada, forte, destemida. Excelente profissional, já provou por A + B que é...Quem disse que vc precisa de outra pessoa para ser feliz ou ter sucesso, ou ganhar dinheiro, ou sobreviver? Vc já provou que é autossuficiente, que é capaz de pagar suas contas, que tem empregabilidade, que que que... Sabe, Cliente, é um equívoco das pessoas, e faz parte das nossas crenças culturais, de que precisamos da tampa da panela, do par do chinelo e esses mitos todos cristalizados em nossas mentes. Se formos indivíduos plenos, atrairemos indivíduos plenos. E pessoas plenas, íntegras não sugam outras nem precisam ser sugadas. Então, se vc ainda atrai esse tipo de pessoa a que vc se refere, pense em tudo o que vc ainda precisa modificar dentro de vc. Mas isso não precisa ser com sofrimento nem humilhação. Vc pode fazer isso sozinha. Vc não precisa construir essa jornada ao lado de alguém que não acrescenta nada em sua vida. Desapegue-se de seus medos e crenças, Cliente!
Ah! e sobre os carrapatos...eu não sei não, mas uma vez, tive problemas com uma cachorrinha lá de casa, a Xuxa, ela vivia tendo carrapatos e a veterinária que a atendia na época disse que era preciso arrancar os bichos com a mão, curar as feridas e passar cal nas paredes do quintal porque os ovos do bicho se instalam ali. Talvez vc necessite dar um fim nos carrapatos internos que vc mantém aí, te sugando. Vai doer? vai. Mas depois vc vai ficar em paz por muito tempo!
Procure aquietar seu coração agora.
Bjo!


(e-mails trocados entre mim e uma de minhas clientes dia desses. Desculpem pelas abreviações)

Nenhum comentário:

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...