terça-feira, 8 de março de 2011

Do diário óbvio de Walkiria - 27/12/2010

Walkiria estava tomada por uma angústia que doía por dentro, corroía, ardia entre as pernas. Uma mistura de desejo e raiva, desejo e medo, desejo e dúvida.
Ela queria muito ter coragem de dizer olhos nos olhos tudo o que estava sentindo, mas quando ficava a sós com Maurício ficava muda.
Era assim. Maurício era o pai de seus filhos. Eles estavam separados há mais de 10 anos. Um dia, tempos atrás, Wal viu uma reportagem no Globo Repórter que mostrava um casal que voltara após 10 anos de divórcio. Na época, ela achou um absurdo e pensou que isso nunca, jamais aconteceria com ela. Porém, o que era então isso agora? Não era a primeira vez que ela pensava em voltar. Não voltar para o passado, porque ninguém volta para o passado. Mas voltar para o sentimento que ela ainda nutria por Maurício e que negara durante uns bons pares de anos. No começo da separação, claro, foi aquela confusão, muita briga, discussão, ofensas. Mas Wal, já fazia um tempão, não aguentava mais saber que Maurício tinha namorado Ana, Beatriz,Carolina, Daniela....era melhor não pensar. Hoje Walkiria entendia que chegou ao cúmulo de receber em sua casa uma das tais namoradas e as pessoas ficavam divididas: ah, como a Wal é moderna e compreensiva...ah, como a Wal é boba, onde já se viu? Hoje ela sabe que não vai mais admitir isso. Hoje, Walkiria entende que a pseudo modernidade era a mais pura manifestação de sua persona, a máscara que todos criamos para conseguir sobreviver nesse mundão de Deus. Se Maurício não ficasse com ela, se Maurício tivesse outra namorada qualquer, além de morrer (e de ter de renascer, como sempre) Walkiria sabia que nunca mais conseguiria olhar nos olhos dele.
Walkiria imaginava que, agora, uma vida a dois teria de ser construída, tijolo a tijolo, por mais lugar-comum que a expressão pudesse ser. Dia a dia. Mas de uma coisa ela tem certeza: não vai sobreviver emocionalmente a outros casos dele. Se casos existirem.

Nenhum comentário:

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...