sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O que atraímos para nossa vida?

"Um recém-nascido entrou no centro cirúrgico da Santa Casa de Ourinhos, a 370 km de São Paulo, para uma cirurgia de intestino e saiu com a mão direita amputada. Após passar pela operação, a criança apresentou ainda queimaduras no peito e até esta quinta-feira (18/08) à tarde continuava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A família não entende o que aconteceu e procurou a Polícia Civil para denunciar um possível erro médico.

De acordo com o pai, Daniel Henrique da Cruz Almeida, o bebê, do sexo masculino, que completou 46 dias, nasceu com o pâncreas colado no intestino e precisou passar por uma cirurgia. Ele foi internado no dia 13 de julho. Depois da cirurgia, os pais foram ao hospital e verificaram que a criança tinha uma queimadura de segundo grau no peito e uma atadura na mão. "Disseram que era um problema de má circulação, mas depois eu soube que a mão foi amputada", disse o pai. Sem receber informações, ele procurou a polícia. "Nosso filho entrou para a cirurgia perfeito e saiu com uma lesão", desabafou." (Repórter Diário - 19/08/2001) http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/304158/bebe-tem-mao-amputada-em-cirurgia-de-intestino/

Olho para esta reportagem e me pergunto: o que faz  uma criatura atrair para si tamanha desgraça. Digo desgraça no sentido de falta de graça, falta de bênção, falta de consideração, de amor, de cuidado...

O que é isso que leva tantas pessoas a sofrer? Não, não me satisfaz aquela teoria kardecista, segundo a qual, alguém que cometeu o mal no passado, sofrerá o mesmo mal num dia qualquer de sua existência. Isso está muito próximo da lei de Talião e não combina com a evolução do Homem. É uma explicação simplista demais para uma complexidade tão grande de fatores que compõem a psique de um ser humano. Já sabemos que nosso pensamento pode afetar células, gerar saúde ou doença. Mas daí a atrairmos uma catástrofe? Um tsunami? Um terremoto? Uma enchente? Um atropelamento com morte ou com mutilação?
O que é isso?Existimos para nos nos tornarmos um com o todo, um com nossa essência divina a que Jung denominada self. O homem nasce e aos poucos vai se tornando consciente. Uma criança de 45 dias, é totalmente inconsciente.Como poderia ter constelado tamanha desgraça em sua vida? Nesse caso, então, a teoria espírita caberia. A criança já traria em seu inconsciente uma programação para sofrer. E estaria aí a Justiça divina? e de que adiantaria essa criança sofrer em tão tenra idade se é inconsciente? Um fato como esse só serve para a pessoa ter complexos de inferioridade o resto de sua vida. Seus pais, ódio pelos médicos, falta de fé na Justiça dos homens, enfim, onde, afinal, o benefício?

2 comentários:

Silvio T Correa disse...

Oi Lourdes,

Menina, quanta raiva! OK! Muita coisa não conseguimos entender, mas precisa de tanta raiva?

No espiritimo existe a lei de causa e efeito, i.e., todo efeito tem uma causa. Isso não significa a lei de Talião, mas que podemos ter nossa parcela de responsabilidade.

Realmente é um absurdo o caso médico que você cita, não resta dúvida. Mas você acha que isso é uma questão de Deus, de Justiça Divina? Não seria uma questão do homem, da falha do homem, da irresponsabilidade do homem.

Infelizmente eu sei explicar a mim somente, mas não ouso explicar a você ou a outra pessoa porque isso acontece.

Abraços,
Silvio T Corrêa
www.silviocorrea.com.br

Lady Lou disse...

Olá Silvio,
Obrigada por visitar o meu blog!
Bem, se eu transmiti essa raiva toda que vc está dizendo, então, preciso mostrar esse post pra minha analista! rsrsrs
Mas, valeu pelo alerta! Vou observar mais essa questão da raiva! Não tinha atentado para isso.
Mas dê uma volta em outros posts! E comente! É a melhor parte de escrever, né? Ter um feedback. Ou não?
Abs!

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...