terça-feira, 29 de setembro de 2009

Educação, educação, educação

O Metrô e a CPTM estão tentando adotar medidas que viabilizem um embarque e desembarque mais humano e organizado nas estações  mais complicadas como a Sé, por exemplo, e, principalmente em linhas superlotadas como a Barra Funda-Itaquera.
Os técnicos (sempre eles!) desenvolveram um intrincado sistema de bloqueios, setas e números com o objetivo de só permitir que 30 pessoas embarquem de cada vez em cada acesso. Quem conseguiu embarcar pelo novo sistema - que teve a ajuda de vários funcionários do Metrô - disse que é bacana.
A ideia era fazer a operação das 17h30 até as 19h - o pior horário. Porém, após 45 minutos os funcionários abortaram o projeto.
Olhando as fotos que foram publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo a gente pode tentar pensar outras soluções.
Qual é a principal reclamação das pessoas quando tentam embarcar ou desembarcar de um trem ou metrô lotados? Bom, quem está dentro não consegue sair porque quem está fora quer entrar custe o que custar. Tem gente que não consegue descer na sua estação! Vai até a outra, pega outro trem e volta.
Então, há muito tempo que tanto o Metrô quanto a CPTM colam adesivos no chão, nas paredes nas plataformas, falam pelo sistema de alto-falantes: Antes de embarcar deixe quem está dentro do trem desembarcar.
Mas não adianta: é sempre uma luta insana. Sem falar que as pessoas não têm a menor noção do que seja lado direito e esquerdo. Pra elas tanto faz sair ou entrar pelo lado esquerdo ou direito porque elas não sabem o que é isso apesar de nas portas existirem flechas enormes apontando "entre por este lado", "saia por este lado". Ou elas não sabem ler ou elas não sabem o que significam as flechas. Talvez pensem que se trata de decoração do trem.
Isso é um ponto. e não tenho ideia de como melhorar isso. Talvez ensinando as crianças desde pequeninhas...
Outra solução poderia ser as pessoas não terem de entrar no serviço todas no mesmo horário e sair no mesmo horário. Por que as escolas e faculdades têm de ter o mesmo horário. E por que as indústrias e o comércio têm de iniciar suas atividades tb no mesmo horário? Não vão reduzir a carga horária do trabalhador? Então por que não se faz um escalonamento de horários? esse assunto não é novo. Já tentaram discutir isso e encontrou-se uma resistência enorme.
As empresas não poderiam ter 3 ou 4 horários diferentes? Tipo uma turma entra as 7, outra as 8, outra as 9 e outra as 10. Ou trabalha só da tarde pra noite. Enfim, sugestões e possibilidades não faltam. Colocar mais trens é sempre uma outra possibilidade. Parece que esse esforço está sendo feito por parte do governo estadual. Mas não é só isso. É um conjunto de fatores.
Mas a educação ajudaria bastante.

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