segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Valkiria e seus dilemas

Às vezes minha amiga Valkiria contava: "Tem dias que eu quero fazer tantas coisas...tenho sempre três ou quatro livros na cabeceira para serem lidos, fora os de estudo. Às vezes, quando vou dormir, estou lendo...e então, me vem uma boa ideia e eu não sei se termino o que estava lendo ou se corro pro computador e coloco a ideia no papel antes que ela vá embora."
Val é assim. Ela consegue colocar a roupa na máquina e enquanto faz isso elenca mentalmente todas as outras tarefas domésticas que ainda precisa fazer, tem de fazer, é obrigada a fazer, tipo limpar as caixinhas de terrinha das gatas, recolher os lixos dos banheiros, lavar a louça do café da manhã, passar aspirador no tapete e nos sofás, passar pano no chão...e aquela montanha de roupa no armário pra passar? Mas o seu coração, a sua alma gostaria de estar fazendo duas outras coisas: ou ler - aqueles livros todos que se empilham pelas estantes da casa - ou escrever. Duas coisas que Valkiria gosta muito de fazer. Valkiria queria ter nascido rica pra ter quem cuidasse dela, quem pensasse no que fazer para o almoço, quem fosse ao supermercado, quem limpasse a casa pra ela, quem passasse e guardasse a roupa, quem arrumasse seus armários...Enquanto isso, ela se sentaria confortavelmente e devoraria seus livros, faria anotações, copiaria as frases mais importantes...Ou escreveria finalmente o livro prometido ao velho amigo que, qualquer dia partiria para o outro plano sem ver o sonho concluído - . A bela e inteligente Valkiria se angustia. Não nasceu rica, mas poderia ter se casado bem. Poderia ter tido mais juízo. Ou mais sorte?  Por que não se casou com o primo? Talvez nem fosse rica, mas com certeza teria sido mais feliz. Ah, mas por que esse assunto agora? Valkiria olha para os armários da cozinha. Estão precisando de uma faxina severa. Sabe aquela em que a gente tira tudo de dentro, lava, seca e depois guarda novamente? Então. Val tem amigas que contratam pessoas só para esse tipo de serviço. É...tem gente que ganha a vida arrumando os armários dos outros....Um dia, num desses livros de autoajuda que Valkiria devora de vez em quando, um autor dizia que se você quer ter sucesso tem de se dedicar àquilo que gosta e delegar para outras pessoas tarefas mais simples e corriqueiras como limpar a casa, levar o cachorro pra passear, cozinhar, etc. E Valkiria se indignava com essas receitas de bolo de prosperidade: oras, pensava ela, se eu tivesse grana pra contratar todo esse povo pra trabalhar pra mim eu já estaria numa condição de sucesso e prosperidade. Se sou eu que tenho de fazer tudo, não me sobra tempo pra buscar mais fontes de renda e sem mais fontes de renda, nada de diarista, passadeira... é uma sinuca de bico, né não? raciocinava. Mas nem sempre foi assim, não é mesmo Val? Valkiria já teve seus bons momentos. Teve boas roupas, bons sapatos, um bom carro, um bom emprego; frequentava bons restaurantes; via gente bonita e bem-vestida, viajou, conheceu lugares bacanas. Mas hoje em dia...não. Não é que as coisas estejam ruins. Não, de jeito nenhum. Mas um espírito rebelde como o Valkiria sempre quer mais e mais e mais. Porém, o que minha amiga não percebia é que só dependia dela mesma virar o jogo, dar a volta por cima, sair do marasmo. Val, minha amiga Val estava num beco sem saída. Não podia contar com mais ninguém. Não devia esperar nada de ninguém. Tinha que se virar nos trinta, sim. Tinha que acordar mais cedo, sim, ser mais disciplinada, sim, ralar mais ainda, sim, ir dormir mais tarde ou nem dormir. Essa era a conclusão a que chegara. Achava uma injustiça. Sempre ajudara a todo mundo. Mas não ajudara a si mesma, né, Val? Precisava aprender. Teria tempo? Com tantas coisas pra fazer....Por onde começar?

Nenhum comentário:

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...