quarta-feira, 3 de junho de 2009

Aprender, errar ou acertar




O texto é do Roberto Shinyashiki, e representa bem o momento pelo qual estou passando. Aprendi que não basta admitir que errou e pedir perdão. Aprendi que além disso devemos tentar consertar o erro, reparar ou minimizar o estrago. Foi o que fiz, recentemente. Ainda não sei o resultado da minha tentativa. Mas o mais importante nessa história é que estou com a minha consciência tranquila. Fiz a minha parte. Ninguém nunca poderá me dizer que não tentei. Tirei de cima de mim e de dentro do meu coração uma boa dose de culpa. E agora, vamos ao texto do Roberto:

"Ao longo da nossa trajetória todos fazemos escolhas. Às vezes erramos, outras acertamos. Mas os dois resultados podem nos trazer grandes proveitos.

Quando acertamos, obviamente, ficamos mais animados e felizes com o nosso resultado. Porém, quando erramos sempre temos a oportunidade de aprender algo novo.

Edison errou 1999 vezes até inventar a lâmpada elétrica. Porém, é bem possível que, em uma das vezes que ele errou, percebeu que o filamento que usava na lâmpada era fino demais e se partia; no outro erro, descobriu que o fio era grosso demais e não se inflamava o suficiente; então, ele errou mais uma vez e descobriu que o material que usava no filamento não era adequado… E assim por diante… 1999 vezes!

Nas oportunidades em que erramos, ao olhar para trás e analisar quais passos nossos levaram a tais resultados, temos em mãos condições para entender o nosso engano e não repeti-lo. Podemos, então, buscar aprender o máximo, para não repetir aquela situação e aumentar a nossa chance de acertar da próxima vez.

Aprender com nossos erros é tão interessante quanto acertar nas nossas escolhas. Uma vez que você realmente tenha aprendido a lição, dificilmente errará novamente. E aquilo que aprendeu com um erro pode ser exatamente o que lhe faltava para ter sucesso na sua empreitada."

Nenhum comentário:

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...