segunda-feira, 15 de junho de 2009

"A Fazenda" deixa Globo esperta

Alguém aí assiste à "Fazenda"? o reality show da Record? Assistam pelo menos uma vez, uma semana, um domingo que é quando é possível ver a edição da semana com os melhores momentos etc, e tem a eliminação de um dos participantes e tal.

Deu no UOL sobre o programa:

A eliminação da atriz Babi Xavier rendeu ao reality show "A Fazenda", da Record, um retorno ao maior índice já alcançado pela atração. De acordo com dados consolidados do Ibope, a atração registrou média de 16 pontos, a mesma obtida em sua noite de estreia.

Cada ponto equivale a cerca de 60 mil residências na Grande São Paulo.

Os números deixaram a emissora em segundo lugar na audiência no horário, perdendo para a Globo, que registrou 22 pontos. O SBT ficou em terceiro, com nove pontos de média.

Exibido entre as 21h20 e 23h20, o programa chegou a alcançar picos de 23 pontos, liderando a audiência durante 27 minutos.

O programa não é tão ruim assim como alguns críticos comentam. Tanto é que está ameaçando a liderança da Globo aos domingos.

Tem gente que não gosta desse tipo de programa, já olha de cara feia quando se fala no assunto, faz cara de nojo..mas eu acho que a gente só pode falar mal daquilo que conhece. Então, antes de sair por aí dizendo o que pensa sobre o que sequer viu, dê uma espiadinha, como diz o Bial, lá do outro reality show e aí, sim, comente à vontade.
Como vou fazer agora.

Alguns críticos de TV ficam comparando a Fazenda com o BBB. Tirando o fato de que ambos são reality shows e que, portanto, possuem formato muito semelhantes é óbvio (se fosse novela teria o formato de novela etc), no mais, são coisas diferentes.

No BBB os participantes ficam a maior parte do tempo no maior ócio. O programa acontece no verão, com direito à belas imagens de peitos e bumbuns exibidos à beira da piscina e desfile em escola de samba.

Na Fazenda, o pessoal tem tarefas diárias, que devem ser executadas logo pela manhã. Como está frio, dificilmente se vê alguém sem roupa. O foco não é a estética dos participantes, como acontece com o BBB.

No BBB o líder não faz nada a não ser indicar seu desafeto (que ele sempre diz que não tem nada contra...mas se não tem então por que diabos indica?) ao paredão. O resto do tempo dorme em seu berço esplêndido; come suas guloseimas exclusivas, vê filminhos e só.

Na Fazenda o líder, chamado de fazendeiro, tem que coordenar as tarefas, delegar funções, que se não forem feitas é ele quem paga o pato, e é claro, indicar o emparedado que, no caso em vez de paredão chama-se tá na roça.

No BBB existem quartos separados e sempre falta uma cama, o que obriga alguém a ter de dividir a sua com outro.

Na Fazenda o quarto é coletivo e tem uma cama pra cada um.

No BBB as provas são para definir a liderança.

Na Fazenda as provas são para definir um dos eliminados. E a lideranaça é por indicação ou do público, ou de quem está sendo eliminado.

Enfim, as diferenças são muitas.

As edições de A Fazenda são menos produzidas do que as do BBB, porém, são mais realistas e, na minha opinião, induzem menos o público. Tanto que, no domingo, dia do tá na roça, a edição fazia de Babi uma coitadinha e nem por isso ela ficou.

Bom, fica aí uma sugestão pra quem quiser diversificar sua programação televisiva. E sair um pouco da mesmice do Fantástico e do Faustão todo domingo.


Nenhum comentário:

Deixando o Rancor de Lado: Cultivando a Liberdade Interior

O   rancor é um sentimento negativo que pode prejudicar nossa saúde mental e nossos relacionamentos. Abaixo, apresento algumas estratégias ...